Por: Diário Digital Castelo Branco
Idanha-a-Nova recebeu o II Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS) no passado dia 29 de Setembro
Uma organização do Geopark Naturtejo, o evento contou com a parceria do Município de Idanha-a-Nova e do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, colocando a alimentação no centro do debate sobre a sustentabilidade.
Os participantes, incluindo uma delegação de empresários e autarcas brasileiros, da região de Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de conhecer a estratégia da região nas áreas da produção agrícola e do desenvolvimento sustentável.
A denominada Missão Agrotec Portugal 2022, que percorreu alguns bons exemplos em Portugal, foi recebida pelo Presidente da Naturtejo e da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, que apresentou as potencialidades e estratégias que tornam este território um caso de sucesso internacional.
Idanha-a-Nova, território com três selos UNESCO e primeira Bio-Região Portuguesa, tem sabido conjugar a produção agrícola com a inovação, a gastronomia e o turismo gastronómico e de natureza.
Foram ainda apresentados vários projetos, incluindo a GEOFood, empresários e investigadores do concelho de Idanha-a-Nova e do território do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.
O encontro decorreu no Hotel Vila Raia, uma nova unidade hoteleira situada na vila de Idanha-a-Nova.
O FISAS foi promovido pelo Geopark Naturtejo no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva iNature, via PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, e conta com financiamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet