Por: Diário Digital Castelo Branco
O Governo vai limitar a iluminação decorativa no Natal para o período entre as 18:00 e as 00:00 horas e controlar as temperaturas da climatização interiores.
De acordo com o plano de poupança de energia 2022-2023 publicado recentemente numa resolução de Conselho de Ministros, o Governo de António Costa vai implementar ao longo dos próximos meses várias medidas de poupanças, que no caso da Administração Central serão obrigatórias.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, garantiu, na Assembleia Municipal decorrida no passado dia 30 de Setembro , que a cidade vai ter iluminação de Natal e que algumas zonas vão, inclusivamente, ser alvo de um reforço.
“Ponderámos ter iluminação ou não ter, mas decidimos que vamos ter e vamos até reforçar em algumas zonas da cidade”, afirmou o autarca socialista.
Leopoldo Rodrigues sublinhou que a decisão foi tomada de forma consciente e para “promover também Castelo Branco por esta via”.
Salientou que o executivo vai seguir todas as recomendações feitas pelo Governo, face à gestão energética, uma vez que a iluminação estará ligada apenas entre as 18:00 e as 00:00.
O presidente da Câmara de Castelo Branco adiantou ainda que o executivo que lidera está a trabalhar no sentido de que toda a tecnologia utilizada na iluminação de Natal seja LED, de modo a reduzir os consumos energéticos.
O autarca informou também a Assembleia Municipal de que o município passou a energia elétrica da iluminação pública do regime geral para o regime regulado.
“Desta forma temos condições para saber o custo que temos que suportar”, concluiu Leopoldo Rodrigues.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet