Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 13 de outubro de 2022

Fundão: "Terras da Transumância" marcam presença na 1ª Feira de Inovação Agrícola

Por: Diário Digital Castelo Branco

A rede cultural "Terras da Transumância", que junta os municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia num projeto de valorização da tradição pastoril e do património da transumância, estará presente com stand próprio, na primeira Feira de Inovação Agrícola do Fundão que se realiza nos próximos dias 14, 15 e 16 de Outubro.

Em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, Pedro Pontes, Vereador de Marketing Territorial do Município de Castro Daire, entidade líder do projeto Terras da Transumância, sublinha que a presença da marca neste evento  faz parte da “estratégia de divulgação desta rede cultural, que une os quatro concelhos na promoção conjunta de uma tradição ancestral e que está presente na sua identidade cultural. Desta forma, o stand foi desenhado no sentido de dar a conhecer a oferta cultural e as experiências turísticas, que têm como foco a transumância nestes territórios.”

O stand das Terras da Transumância, que estará aberto ao público todos os dias das 10h às 20h, irá apresentar: alguns vídeos com o resumo dos melhores momentos da transumância, realizados no último ano nos territórios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia; uma parede com a exposição de objetos icónicos associados a esta tradição e ainda irá realizar um atelier de pompons - as tradicionais borlas utilizadas para enfeitar as cabras. 

As "Terras Da Transumância" é um projeto em rede, dos municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia, que visa a  valorização da tradição pastoril e património da Transumância. A deslocação sazonal de rebanhos e seus pastores entre as Serras da Estrela, Gardunha e Montemuro, representa uma viagem pelos costumes e tradições destas regiões. Com os rebanhos seguiam os pastores, as canções e manifestações etnográficas. A marca Terras da Transumância visa uma celebração cultural em torno desta tradição ancestral, afirmando estes territórios enquanto destinos turísticos culturais de excelência e que preservam a memória dos seus costumes.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!