Por: Diário Digital Castelo Branco
Foram entregues na sede do Partido Socialista (PS) de Castelo Branco, no passado dia 20 de Outubro, duas candidaturas para a Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) do Distrito de Castelo Branco para eleição da Presidente e da Comissão Política.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a par das eleições Federativas do PS, as mulheres irão votar a candidata a Presidente da Estrutura Federativa das MS-ID de Castelo Branco, tendo como moção de Orientação Política o documento intitulado, “Em participação igualitária, a nossa causa, o Distrito!” que teve como primeira subscrita a militante e ex-deputada da Assembleia da República do PS, Joana Bento, que é candidata única, a Presidente desta estrutura, nestas eleições.
As candidaturas tiveram como proponentes militantes oriundas de todos os concelhos deste Distrito e a mandatária da candidatura é a histórica socialista Maria José Batista.
A Comissão Política, a lista de 20 mulheres, é liderada por Cristelle Varanda Domingos, militante da concelhia de Castelo Branco.
Na moção, defendi que “É igualmente preciso inquietar almas, inquietar pensamentos dos atores políticos e cívicos para a igualdade de direitos, o diálogo impõe-se. É preciso conversar, porque afinal “é a conversar que a gente se entende”. Sábio, o nosso povo.
Porque os desafios locais são diários, o enfoque da nossa atuação é contribuir para o desenhar de políticas no combate às desigualdades de género e à discriminação, de sinalizar fatores de vulnerabilidade de promover reais soluções que, se não forem devidamente integrados, põem em risco a capacidade de recuperação e resiliência dos territórios onde estamos presentes.
O trabalho realizado pela Estrutura Federativa Mulheres Socialistas -Igualdade e Direitos de Castelo Branco é património indissociável político do PS. Desinquietar, interna e externamente a uma só voz, simpatizantes e mulheres socialistas, em muitos temas atuais e futuros que não podem ficar esquecidos ou sujeitos a vontades convenientes, capacitar o coletivo de políticas publicas que permitiam uma maior conciliação, participação das mulheres, nesta causa comum, que é o Distrito de Castelo Branco.
As eleições serão no dia 4 de Novembro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet