Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 2 de novembro de 2022

Castelo Branco: CEI reabre laboratório de prototipagem rápida

Por: Diário Digital Castelo Branco

O FabLab do Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco, laboratório de fabricação digital e prototipagem rápida, volta a permitir que qualquer pessoa materialize uma ideia ou projeto em três dimensões.  

O FabLab, laboratório de fabricação digital e prototipagem rápida, do CEI volta a abrir à comunidade local a partir de 15 de Novembro. 

"No FabLab pode-se fazer quase tudo. Esta reabertura é mais um passo no que definimos como prioridades estratégicas para Castelo Branco, principalmente para o desenvolvimento económico da região, facilitando o acesso à inovação e empreendedorismo, por parte da comunidade local e escolar", refere, na nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Direção da Associação CATAA/CEI, Leopoldo Rodrigues. 

Ainda foi realçada a importância deste laboratório, que dispõe de tecnologia avançada, para encontrar a melhor forma de concretizar projetos criativos e empresariais, onde é possível a utilização de ferramentas digitais e manuais, em materiais como madeira ou derivados de polímeros, de forma a construir objetos que normalmente só se pensaria comprar. 

Ainda por explorar estavam os projetos a desenvolver internamente pelo FABLAB CB, com uma vertente de duplo impacto, social e ambiental, exclusivamente dedicados às instituições do terceiro setor, através da reutilização de materiais concedendo-lhes outro fim. 

O laboratório vai estar aberto ao público três dias da semana (terças, sextas e sábados), onde a comunidade local poderá tirar partido do conhecimento disponível online e de ferramentas como impressoras e scanners 3D, corte e gravação a laser, corte e gravação CNC de grande porte, corte e gravação de CNC de precisão, scannerização, desenho técnico, porte em ploter, entre outras... 

O FABLAB CB vai permitir fazer peças individuais e não produção empresarial, mantendo a ligação às empresas apoiadas pelo CEI, que continuam a poder usufruir do laboratório para fazerem os seus protótipos, testar com os potenciais clientes e voltar a fazer melhorias.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!