Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco deslocou-se à cidade de Loures para disputar os V Jogos Portugal do Special Olympics Portugal.
Este evento foi organizado pelos Special Olympics Portugal contando com a parceria do IPDJ, INR, Toyota, Município de Loures e GesLoures. Estiveram presentes no evento 250 atletas de 30 instituições de todo o território nacional.
A cerimónia de abertura iniciou-se com um desfile de todas as delegações, um momento artístico, a homenagem à professora Regina Mirandela da Costa e o acendimento da pira olímpica. De salientar que, entre outras individualidades estiveram presente na cerimónia de abertura vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, do presidente do Special Olympics Portugal António Marques, do representante do Special Olympics Eurasia Gonzalo Ramos, do presidente do conselho diretivo do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Vítor Pataco, e do presidente da comissão executiva do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço.
O evento contou com realização Rastreios de Saúde e no seu programa desportivo contou com as modalidades de: Ginástica Rítmica, Natação, Ténis de Mesa, Basquetebol, Futsal, Atletismo e Equitação.
A comitiva da APPACDM de Castelo Branco foi composta pelos atletas: Noel Gonçalves, João Gomes, Guilherme Morão, Liliana Fernandes, Jorge Mendes, Carla Marujo e Isabel Lourenço acompanhados tecnicamente por Pedro Pires.
Em termos organizativos e competitivos, o torneio desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atentando às habilidades e idades dos praticantes.
A nível classificativo, no ténis de mesa os atletas João Gomes (nível 1) venceu a sua categoria; Jorge Mendes (nível 1) e Guilherme Mourão (nível 2A) alcançaram medalhada de prata e Carla Marujo (4 Feminino) e Liliana Fernandes (2/3 Feminino) obtiveram bronze. Os atletas Noel Gonçalves (nível 2B) e Isabel Lourenço (nível 4 Feminino) conseguiram um honroso 4º e 5º lugar respetivamente.
No futsal, a equipa da APPACDM de Castelo Branco ficou inserida no nível 3 conseguindo um 1º lugar na classificação, após a disputa de jogos muito equilibrados com as equipas das: Claparède B; AACCB e APPACDM da Covilhã.
De salientar, que neste tipo de eventos para além das classificações desportivas privilegiam-se a inclusão desportiva e social.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet