Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de novembro de 2022

Fundão: Reflorestar e integrar são o mote Festival dos Míscaros

Por: Diário Digital Castelo Branco

Espalhados pela Serra da Gardunha, os míscaros são iguarias responsáveis por reunir milhares de pessoas todos os anos na aldeia de Alcaide, no Fundão, para celebrar o encontro das gentes da região com a natureza. Em 2022, o festival ocorre entre os dias 18 e 20 de Novembro.

Com intuito de explorar o forte património fúngico do país com mais de 500 espécies, surgiu o Míscaros – Festival do Cogumelo, um evento cuja organização é da Liga dos Amigos do Alcaide, da Câmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia do Alcaide.

O festival tem entre os seus diferenciais a escolha de um tema para a decoração e animação do evento, neste ano não poderia ser diferente. Expecto Patronum! Se conhece esta expressão, já sabe do que estamos a falar para a inspiração do festival. Sim. Trata-se do mundo mágico de Harry Potter, que terá personagens da história a passear pelas ruas da aldeia durante o evento, entre muitas outras animações de rua.

As componentes solidárias e educativas fazem parte da base do festival. Para a edição deste ano, uma novidade é a criação da "Arena da Floresta e do Conhecimento", um espaço onde decorrerão palestras, debates, exposições e exibição de documentários dedicados ao conhecimento e proteção da floresta, com enfoque na riqueza e diversidade micológica da Serra da Gardunha. O valor das entradas para a Arena da Floresta e do Conhecimento, bem como do almoço comunitário de domingo, revertem a favor da reflorestação da "Quinta Vale d`Encantos", que neste verão foi atingida por incêndios.

A vertente gastronómica do festival é, sem dúvida, a mais forte. Sendo um dos maiores festivais gastronómicos do país, de acordo com o presidente da Liga dos Amigos do Alcaide, Fernando Tavares, o evento ainda contará, como nos anos anteriores, com uma série de chefes de cozinha renomados para criarem receitas à base de míscaros e outros tipos de cogumelos. Duarte Batista, Maria Caldeira de Sousa, Cristina Sá Marques, Marlei Cardoso, Tony Martins, Sérgio Mendes e Ricardo Besteiro são alguns dos chefes que marcarão presença ao longo dos três dias. Além disso, a Arena Joe Best promoverá uma sessão multicultural na qual a comunidade migrante do Fundão é convidada a confecionar pratos da sua cultura gastronómica.

Veja a programação completa em http://www.festivalmiscaros.pt/programa/

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!