Por: Diário Digital Castelo Branco
Uma delegação de dirigentes e 15 bombeiros dos "Sapeurs Pompiers" da localidade francesa de "Uzés", deslocou-se recentemente ao Concelho do Fundão.
O encontro teve como objectivo principal a para preparação da geminação entre os dois Corpos de Bombeiros, a formalizar no 96.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Fundão (AHBVF), que se realizará no dia 28 de Maio de 2023.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, este primeiro Convívio Luso-Francês não só constituiu uma oportunidade para dar a conhecer a estrutura operacional, organizacional e associativa fundanense, mas também um pouco do melhor que o concelho tem para oferecer a quem o quem visita. As suas gentes, gastronomia, tradições e património.
A comitiva francesa conheceu o quartel do Fundão e as 3 secções dos Bombeiros Voluntários do Fundão, a aldeia de Xisto de Janeiro de Cima, e ainda de degustar diversos produtos tradicionais no Museu da Pastorícia e participar num magusto no Salgueiro.
Destaque ainda para a participação num minitorneio de futsal realizado no pavilhão de Valverde, onde participaram os Bombeiros de ambas as corporações e as atletas do Grupo Desportivo de Valverde, e para os jogos tradicionais realizados na antiga escola primária da Fatela.
Este primeiro convívio luso-francês foi um primeiro passo para o aprofundamento do conhecimento das estruturas fundanenses com vista à troca de experiências na área da proteção civil e saúde, domínios de eleição da atuação dos Bombeiros, a que sucederá a geminação formal entre os Corpos de Bombeiros, importante momento para o reforço do conhecimento e da interação entre diferentes modelos de atuação dos bombeiros em cenários de clima mediterrânico e, por outro lado, a troca de experiências e aperfeiçoamento da formação técnica e profissional dos bombeiros de ambas as Corporações.
Este estreitamento de laços, cujos contactos exploratórios se iniciaram há 3 anos na festa do Carvalhal, tiveram a sua génese na geminação entre a freguesia de Souto da Casa e a comuna de Montaren-et-Saint-Médiers, uma vez que diversos bombeiros da comuna de Uzés – vizinha de Montaren-et-Saint-Médiers, são descendentes de naturais de Souto da Casa.
Em comunicado de imprensa enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a Direção da AHBVF agradece à Área Recreativa dos Bombeiros Voluntários do Fundão, Câmara Municipal do Fundão, Juntas de Freguesia do Souto da Casa, da Fatela e Três Povos, Grupo Desportivo e Cultural de Valverde, proprietários da Quinta dos Quinteiros e a Fernando Nogueira, que permitiram o sucesso da iniciativa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet