Por: Diário Digital Castelo Branco
A Assembleia de Freguesia de Cantar-Galo e Vila do Carvalho, no concelho da Covilhã, aprovou por unanimidade e já entregou à Assembleia Municipal a proposta de desagregação, disse à agência Lusa o presidente daquela União de Freguesias.
“Está a cumprir-se a vontade do povo e essa é a voz soberana. Nós fizemos duas assembleias populares e o povo foi claro a defender a separação, pelo que os eleitos seguiram essa indicação”, sublinhou Pedro Leitão.
Pedro Leitão explicou ainda que o processo de unificação das duas localidades levantou bastantes reservas, porque, em vez de ser visto como uma união, foi encarado como uma “agregação”.
“As pessoas sentiram que já não tinham a sua própria freguesia e isso mexeu com o sentimento de pertença e de enraizamento”, acrescentou.
Segundo apontou, neste momento, a expectativa é que a desagregação seja aprovada, até porque “não faria sentido ouvir o povo e depois não agir em consonância”.
No concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, também já foram aprovados, nas respetivas assembleias de freguesia, os processos de desagregação de Peso e Vales do Rio, Barco e Coutada e Casegas e Ourondo, devendo todos ser analisados na próxima Assembleia Municipal da Covilhã, seguindo depois, se aprovados, para a Assembleia da República.
O processo de desagregação decorre da publicação em Diário da República da lei n.º 39/2021 que “define o regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias e revoga a Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, que procede à reorganização administrativa do território das freguesias”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet