Por: Diário Digital Castelo Branco
A quantia diz respeito aos vencimentos dos dois adjuntos do Gabinete de Apoio ao Presidente (GAP) da Câmara e de uma secretaria do Gabinete de Apoio à Vereação (GAV), cargos políticos existentes por nomeação política e que auferem o montante de 380 630 euros que o Orçamento Municipal vai ter que suportar até ao final se não houver nenhuma alteração até ao final deste mandato de 2021/2025.
Em resposta ao solicitação pelo Diário Digital Castelo Branco (DDCB), João Marques, Chefe de Divisão Financeira, contratação Recursos Humanos, informou que o vencimento bruto mensal dos 3 postos ascende a 6.796,96€.
No dia 2 de Novembro de 2021, Leopoldo Rodrigues, nomeou dois adjuntos para o seu GAP para prestarem apoio político e técnico ao Presidente da Câmara Municipal, "na medida daquilo que seja solicitado e determinado". Uma destas nomeações políticas é de Maria de Fátima Silva Martins Santos, que pertence ao mapa de pessoal da Câmara Municipal de Castelo Branco, onde exerce funções de Técnica Superior de Serviço Social.
Já a segunda nomeação política, é de Paulo dos Santos Bernardino, que pertence ao mapa de pessoal da Câmara Municipal de Castelo Branco, onde exerce "funções de Técnica Superior".
Cada um destes adjuntos, recebem brutos, 80% do vencimento do Vereador a tempo inteiro.
No mesmo dia, Leopoldo Rodrigues, nomeou, Maria Fernanda Simões Soares, para secretariar o GAV. prestando apoio ao Vereador que exerce funções a tempo inteiro, na medida daquilo que lhe seja solicitado e determinado.
A nomeada, pertence ao mapa de pessoal da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), onde exerce as funções inerentes à carreira e categoria de assistente Técnica, e vai receber, agora de salário, 60% do vencimento do Vereador a tempo inteiro.
De referir que a percentagem dos salários das nomeações políticas é calculada pelo vencimento de Hélder Henriques, atual Vereador a Inteiro e designado Vice-presidente da autarquia por Leopoldo Rodrigues, iniciou a sua atividade política com uma nomeação para o cargo de Chefe do GAP do então Presidente da Câmara Municipal, Luís Correia, e, mais tarde, nomeado para Secretário Executivo da CIMBB.
Segundo os dados a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, este montante pago pelo Orçamento Municipal, é o mais alto de todos os registos existentes no Município albicastrense.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet