Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
O executivo da Câmara de Castelo Branco aprovou esta 6ªfeira, dia 16 de Dezembro, hoje, por unanimidade, um voto de pesar, apresentado pelos vereadores do PS, pela morte da escritora Maria Manuel Viana, que desempenhou também funções no município albicastrense.
Ao voto apresentado pelos socialistas, associaram-se também os quatro vereadores da oposição (PSD e Sempre – Movimento Independente), manifestando “pesar e consternação” pela morte da escritora e tradutora portuguesa.
Durante a sessão pública da Câmara de Castelo Branco foi ainda cumprido um minuto de silêncio em memória da ex-vereadora da cultura.
Maria Manuel Viana, nasceu na Figueira da Foz, em 1955, estudou Filologia Românica, foi docente do ensino secundário e exerceu as funções de coordenadora do Centro de Área Educativa (CAE) em Castelo Branco.
Integrou o executivo socialista no município de Castelo Branco durante o primeiro mandato de Joaquim Morão, onde exerceu as funções de vereadora da cultura e coordenou o Gabinete para a Igualdade.
Presidiu ainda à Comissão Distrital de Proteção de Menores e foi candidata a deputada pelo PS.
Maria Manuel Viana é autora de várias obras literárias, nomeadamente, “A Paixão de Ana B.” (2002), “A Dupla Vida de Maria João” (2006), “O Verão de Todos os Silêncios”, (2011), “Teoria dos Limites” (2014) ou “A Geografia do Mundo” (2015).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet