Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 22 de janeiro de 2023

Alcains: Leopoldo Rodrigues anuncia novo Centro de Saúde sem estar aprovado pela Câmara e sem garantias da ULSCB

Por: José António Baleiras

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco anunciou, para breve, o lançamento do concurso para um novo Centro de Saúde em Alcains, sem a proposta ainda ter ido a reunião de câmara e ser deliberada por todas as forças políticas que integram o executivo autárquico. 

Trata-se de uma obra prometida nas Eleições Autárquicas de 2021, que tem como valor base de um milhão e 600 mil euros e cujos serviços prometidos pelo PS ainda não estão garantidos pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB). 

"Responde aquilo que Alcains há muito tempo ambicionava, e é uma obra, que acredito, depois de estar concluída, servirá de forma excelente, não só a população de Alcains, mas também a população das localidades próximas da vila que já hoje são servidas através do Centro de Saúde existente.  Estamos a fazer aquilo com que nos comprometemos nas eleições e estamos a fazer aquilo que entendemos ser merecido para Alcains e sua população".

Leopoldo fez estas declarações durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais do Lar Major Rato como o Diário Digital noticiou em primeira mão (https://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/61860/alcains-lar-major-rato-liderado-por-uma-mulher-pela-primeira-vez-)

Segundo os dados a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o atual Centro de Saúde de Alcains tem, neste momento, 24 colaboradores. 8 Médicos, 9 enfermeiros, 4 Secretários Clínicos e 3 Assistentes Operacionais.

A construção de um novo edifício é uma promessa politica do PS em que os socialistas se comprometeram a fornecer novas valências. Prometeram dentista, reforço das consultas, salas de enfermagem, apoio domiciliário com serviços médicos e de enfermagem com unidades móveis, serviço de análises e área de serviço social.

Dentro da previsão da construção de um novo edifício para o centro de saúde, maior do que o atual, o Diário Digital Castelo Branco quis saber o que vai acontecer ao protocolo para a requalificação do atual Centro de Saúde, assinado pelo anterior presidente da Câmara, José Augusto Alves? Considerando que o novo Centro de Saúde é maior, que novas valências vai ter para além das atuais? Se a ULSCB garante essas valências? Passará a ter urgência? Se a ULSCB garante a contratação de novos profissionais para fazer face às novas valências? Garante a contratação de novos médicos para o novo Centro de Saúde? Quantos mais? Vai ter algum financiamento, comunitário ou do PRR? 

O Diário Digital Castelo Branco enviou estas perguntas ao Presidente da Câmara Municipal e ao presidente da ULSCB, José Nunes, e nenhum destes responsáveis respondeu até ao final da edição e publicação deste artigo.

O Diário Digital espera dar melhores noticias sobre o assunto quando Leopoldo Rodrigues anunciar, em breve, o lançamento do concurso para a construção do imóvel do novo Centro de Saúde, como declarou. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!