Por: Diário Digital Castelo Branco
A ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local vai realizar a conferência “Envelhecimento e Desenvolvimento Local”, esta 4ª-feira, dia 1 de Fevereiro, no Auditório da Escola Superior de Educação.
Trata-se de uma iniciativa apoiada pela Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Castelo Branco “AGE.COMM – Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais, associada às celebrações do 30º aniversário da ANIMAR, que tem como propósito o lançamento do Estudo de Avaliação Multidimensional do Envelhecimento Ativo e Saudável, realizado entre Fevereiro e Dezembro de 2022, no âmbito do Grupo de Trabalho Envelhecimento e Desenvolvimento Local da Associação, cujos resultados apontam “caminhos” para gerar ou reforçar a importância da definição de estratégias de desenvolvimento local para um envelhecimento com bem-estar.
O Diário Digital Castelo Branco sabe que este trabalho, bastante interessante, resulta dos princípios de trabalho defendidos e promovidos pela ANIMAR, da partilha de experiências, de práticas e de desafios que se colocam na governança, na gestão, na inovação das respostas sociais e de intervenção comunitária, bem como ao nível do planeamento autárquico e intermunicipal, cujos resultados destacam a importância de uma agenda integrada e multidimensional para o envelhecimento “ativo e saudável” no desenvolvimento local. São vários os agentes de desenvolvimento, académicos, associativos e públicos que têm procurado contribuir recomendando e desenvolvendo respostas às preocupações locais das comunidades envelhecidas, que não resultem simplesmente das sensibilidades das lideranças autárquicas ou das “interioridades” espaciais sentidas, mas sim, de uma política pública nacional promotora e recomendativa de estratégias de desenvolvimento local “apropriadas” pelos territórios.
Nesta Conferência marcarão presença diversas individualidades, nomeadamente, Leopoldo Rodrigues, Presidente do Município de Castelo Branco, António Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Maria João Guardado Moreira, Professora do Instituto Politécnico e Coordenadora AGE.COMM – Unidade de Investigação Interdisciplinar Comunidades Envelhecidas e Funcionais, Luís Jerónimo, Diretor do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian.
No período da manhã Raul Marques, coordenador científico do grupo de trabalho da "ANIMAR Envelhecimento e Desenvolvimento Local" e autor do estudo, apresentará os resultados do Estudo de Avaliação Multidimensional do Envelhecimento Ativo e Saudável, prosseguindo-se um debate com a participação de pessoas ligadas à academia.
A sessão de encerramento contará com a presença de Lucinda Almeida Carvalho, Vice-Coordenadora AGE.COMM – Unidade de Investigação Interdisciplinar Comunidades Envelhecidas e Funcionais, Bernardino Gata Silva, Presidente da Assembleia Geral da ANIMAR e a conferência será encerrada pela Senhora Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
O período da tarde será marcado por uma visita à Estrutura Residencial para Idosos do Centro de Dia de S. Silvestre dos Escalos de Baixo, freguesia do concelho de Castelo Branco.
Estas iniciativas foram desenvolvidas no quadro do projeto ANIMAR – Capacitar para Agir em Rede III, cofinanciado pelo POISE - Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego com o apoio da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet