Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
O PS disse esta 2ªfeira, dia 6 de Fevereiro, que a defesa da construção do IC31 em perfil de autoestrada foi sempre uma constante ideia e realçou o trabalho do presidente da Câmara Castelo Branco, mas o Movimento Independente SEMPRE acusa-o de defender apenas aquilo que o Governo lhe impunha.
“A reação [anúncio do IC31 em perfil de autoestrada] é sempre de regozijo, até porque esta foi sempre uma reivindicação que o PS fez, de [aquela via] ter perfil de autoestrada”, afirmou Fernando Raposo, da Concelhia do PS de Castelo Branco.
Este responsável salientou que no contexto de então (o Governo tinha decidido, inicialmente, construir o IC31 em perfil de itinerário complementar), os socialistas, “entre não haver nada e haver alguma coisa, sempre apoiaram o mais alguma coisa”.
“Mas, de qualquer modo, o resultado final da construção do IC31 com perfil de autoestrada deve-se ao trabalho persistente do nosso presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues (PS), no sentido de convencer a tutela para a importância de que se revestia para o desenvolvimento do território, a construção do IC31 com perfil de autoestrada”, frisou.
Posição completamente oposta, tem o SEMPRE – Movimento Independente, que estranha como é que o PS local e o presidente da Câmara de Castelo Branco defendem agora o IC31 com perfil de autoestrada.
“Essa nunca foi a posição assumida pelo PS local e pelo presidente da Câmara. Pelo contrário. Foi sempre uma posição de concordância daquilo que era na altura a posição do Governo sobre esta matéria”, afirmou António Fernandes do SEMPRE.
“Aquilo que achamos é que os albicastrenses, nesta matéria, naquilo que diz respeito ao IC31 e a todo este processo, têm poucas razoes para confiar no PS e no presidente da Câmara Castelo Branco, neste caso concreto”, sublinhou.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, anunciou na sexta-feira, que a construção do IC31, ligação entre a A23 e a fronteira de Termas de Monfortinho, vai ter perfil de autoestrada.
O projetado IC (itinerário complementar) 31 pretende ligar a A23, na zona de Alcains (Castelo Branco), à fronteira com Espanha, nas Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova), e será constituído por dois troços distintos.
Há muitos anos que Castelo Branco ambiciona uma ligação entre a A23 e a EX-A1 da Estremadura espanhola, uma obra estruturante para o desenvolvimento de Castelo Branco, do distrito, da região Centro e até mesmo do país no seu todo.
O socialista Fernando Raposo entende que esta decisão é fruto de um trabalho que o presidente do município de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, fez junto do primeiro-ministro, António Costa, e depois junto da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do ministro das Infraestruturas, João Galamba.
“O esforço e o mérito deve-se sobretudo à insistência e persistência do presidente da Câmara de Castelo Branco. É uma grande vitória para a região e para o presidente. As pessoas não se iludam. Isto só foi possível dada a persistência do nosso presidente, junto do primeiro-ministro e de o sensibilizar para a importância da construção do IC31 com perfil de autoestrada. Não é porque os outros gritam mais alto que se resolve os problemas”, concluiu.
Já António Fernandes garante que foi o SEMPRE, “que, desde sempre, defendeu o IC31 em perfil de autoestrada, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal de Castelo Branco”.
Este responsável avançou com alguns exemplos, como a reunião da Assembleia Municipal de Dezembro de 2021, "onde defendemos, mais uma vez, a necessidade do IC31 em perfil de autoestrada e o presidente da Câmara de Castelo Branco veio defender de que não era a favor do tudo ou nada”.
“Parece-me que, na altura, era defensor do nada. Porque era a favor daquilo que lhe estavam a propor para o IC31, que era o perfil de itinerário complementar e não de autoestrada”, sustentou.
Além disso, recordou também que na reunião do executivo camarário de janeiro de 2022, os vereadores do SEMPRE apresentaram uma moção em defesa do IC31 com perfil de autoestrada.
“Essa moção foi aprovada, por maioria, com os votos dos três vereadores do Sempre e do vereador do PSD e com a discordância do presidente do executivo e dos restantes vereadores do PS. Então, o presidente do executivo votou contra e agora vem assumir-se como o grande defensor do IC31 em perfil de autoestrada? Isto parece-me algo complexo de entender”, concluiu António Fernandes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet