Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
Oito presidentes de municípios socialistas do distrito de Castelo Branco saudaram o anúncio da construção do IC31 em perfil de autoestrada como um dos resultados imediatos da iniciativa Governo mais Próximo.
“Um dos resultados mais visíveis e imediatos desta interação entre o Governo e o poder local foi o subsequente anúncio, pelo ministro das Infraestruturas e pela ministra da Coesão Territorial, de que a construção do IC31 irá avançar com um perfil de autoestrada”, referiram, em comunicado, os oito autarcas do PS.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, anunciou recentemente que a construção do IC31, ligação entre a A23 e a fronteira de Termas de Monfortinho, vai ter perfil de autoestrada.
O projetado IC (itinerário complementar) 31 pretende ligar a A23, na zona de Alcains (Castelo Branco), à fronteira com Espanha, nas Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova), e será constituído por dois troços distintos.
Há muitos anos que Castelo Branco ambiciona uma ligação entre a A23 e a ex-A1 da Estremadura espanhola.
O documento é subscrito pelos presidentes das Câmaras Municipais de Belmonte, António Dias Rocha; de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; da Covilhã, Vítor Pereira; de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto; de Penamacor, António Luís Beites; de Proença-a-Nova, João Lobo; da Sertã, Carlos Miranda, e de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
Os autarcas salientaram que a deslocação do Governo ao distrito de Castelo Branco, “com ações em todos os 11 concelhos, envolvendo o primeiro-ministro, 17 ministros e 14 secretários de Estado, bem como diversos dirigentes de topo da Administração do Estado, constituiu um marco histórico, com elevado significado político e relevante interesse estratégico”.
“O contacto direto dos membros do Governo com as realidades locais, os problemas, os anseios e expectativas, os projetos e as ações em curso no território, constituiu uma oportunidade única para reforçar as relações dos atores políticos, económicos e sociais locais com o Governo, em diferentes áreas cruciais para o desenvolvimento regional e para a coesão territorial”.
Durante os dois dias, os governantes realizaram visitas a 10 empresas do distrito de Castelo Branco, nas áreas da tecnologia, dos têxteis, da agricultura e agroalimentar, e do ‘cluster’ do papel.
Participaram ainda em 40 iniciativas em áreas como a saúde, ação social, habitação, proteção civil, cultura, entre outros.
“A realização da reunião semanal do Conselho de Ministros, antecedida de um encontro daqueles membros do Governo com todos os presidentes de Câmara do distrito, foram momentos de grande significado e importância, que permitiram promover a articulação das intervenções políticas nacionais e locais”, sublinharam.
Segundo os autarcas, a iniciativa Governo mais Próximo, no distrito de Castelo Branco, “demonstrou o compromisso dos governantes, especialmente do primeiro-ministro, António Costa, com as populações e os agentes sociais, económicos e políticos locais” e “evidenciou os contributos de todos para o desenvolvimento regional e projetou uma excelente imagem do distrito, que nos honra e distingue”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet