Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 19 de fevereiro de 2023

Ródão: "MEO tem o melhor desempenho de comunicações no Concelho" - ANACOM

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão recebeu, esta 6ªfeira, dia 17 de Fevereiro, a apresentação de um estudo de qualidade de serviço das redes móveis da MEO, NOS e Vodafone, que a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) realizou no concelho, bem como a situação das redes fixas de alta velocidade e as suas perspetivas de desenvolvimento, nos dias 2 e 3 de Novembro de 2022. 

A sessão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, do Presidente da Assembleia Municipal, António Carmona Mendes e do Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, onde os aguardavam os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, assim como, munícipes interessados em conhecer o resultado do estudo. 

O estudo, foi tecnicamente apresentado por Fábio Silva, responsável pela coordenação da supervisão do Spectrum da ANACOM, e o diagnóstico de cobertura de fibra óptica foi apresentado por Patrícia Siva Gonçalves, Administradora da ANACOM.  

De referir que esta Autoridade regula e supervisiona o sector das comunicações, em particular, serviços de comunicações eletrónicas – telefone, televisão, Internet; serviços de audiotexto e de valor acrescentado baseados em SMS/MMS (números iniciados por 6); televisão digital terrestre (TDT) e serviços postais. Cabe à ANACOM proteger os interesses dos utilizadores de serviços de comunicações, assegurando que estes usufruem destes serviços nas melhores condições e estão protegidos de práticas desleais ou menos transparentes e promovendo, ao mesmo tempo, a concorrência no sector.

Para tal, a ANACOM fiscaliza o cumprimento das leis aplicáveis ao sector das comunicações e pode determinar regras aos operadores, sancionando-os quando estes não as cumpram.

No âmbito do Estudo de Aferição da Qualidade de Serviço das Redes Móveis na Ótica do Utilizador foi realizada uma campanha de testes e medições para avaliar o desempenho dos serviços de comunicações eletrónicas terrestres e verificar os níveis de cobertura radioelétrica 2G, 3G, 4G e 5G dos sistemas de comunicações móveis dos operadores MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. (MEO), NOS Comunicações, S.A. (NOS) e Vodafone Portugal - Comunicações Pessoais, S.A. (Vodafone), no concelho de Vila Velha de Ródão. Foram percorridos pela equipa da ANACOM cerca de 400 quilómetros, tendo sido realizadas 893 chamadas de voz, 873 testes de velocidade da ligação à Internet e 71 796 registos de sinal rádio.

Com esta ação pretendeu-se averiguar a experiência do utilizador em termos de acessibilidade aos serviços, sendo, para o efeito, estabelecidas chamadas de voz para avaliação do serviço de voz e realizados testes NET.mede https://netmede.pt/app para avaliação da performance do serviço de dados móveis.

A metodologia seguida neste estudo assenta na realização de testes de campo, com recurso a um sistema automático de medição, composto por estações móveis, vulgarmente conhecidas por telemóveis / smartphones que estabelecem uma ligação via rádio com as estações de base (BTS) dentro da própria rede, refletindo os vários aspetos que afetam a qualidade dos serviços (medições extremo-a-extremo). As medições foram efetuadas em igualdade de condições para os três operadores detentores de redes móveis assegurando, nomeadamente, a simultaneidade dos testes, a mesma localização e as mesmas parametrizações, permitindo assim, a análise comparativa dos desempenhos.

O objetivo principal deste estudo é o de avaliar o “comportamento” das redes quando são estabelecidas ligações e solicitados serviços específicos, por dispositivos móveis (UE) através do cartão SIM, tentando assim simular a experiência dos clientes na sua utilização normal das redes móveis.

Os dispositivos móveis foram configurados de modo a receber preferencialmente sinais da rede móvel do operador por eles utilizado. Em más condições de cobertura ou na ausência de sinal da rede do seu operador, os dispositivos móveis recebem (caso existam) sinais de redes de outros operadores, permitindo, assim, efetuar chamadas de emergência, em roaming.

Neste relatório, nos quadros de sinal recebido são considerados todos os registos obtidos por operador (conjunto cartão SIM ‑ dispositivo móvel), independentemente da tecnologia utilizada a cada instante, ou seja, todos os sinais recebidos nos dispositivos com cartão SIM do operador em causa.

As conclusões deste estudo verificam que em termos de existência de sinal de rede, ao longo do percurso em que os testes às redes dos operadores foram efetuados, a MEO, NOS e Vodafone apresentam, respetivamente, 98,9%, 98,1% e 98,8%.

A Oeste e Este do concelho, em diversas localidades das freguesias de Fratel e Perais, a qualidade da cobertura da rede dos operadores é pior, existindo alguns valores de níveis de “Inexistente”, “Muito Má” e “Má” qualidade.

Relativamente ao tipo de tecnologia utilizada, dois dos operadores, MEO e NOS, já disponibilizam a tecnologia 5G no concelho de Vila Velha de Ródão, e a tecnologia 4G é preponderante para todos os operadores.

Na generalidade, para as redes dos três operadores, o desempenho no serviço de voz acompanhou (está muito concordante) com os níveis de qualidade de sinal de rede verificados.

Neste serviço, o melhor desempenho foi da NOS e o menor foi da Vodafone. A quantidade de chamadas telefónicas não encaminhadas e abandonadas atingiu os 4,7% na rede da Vodafone.

Na Localidade de Monte Fidalgo na freguesia de Perais, o serviço de voz do operador MEO e NOS em alguns locais é realizado com recurso ao roaming internacional.

Similarmente, a prestação do serviço de dados teve pior desempenho onde a qualidade de sinal das redes móveis dos três operadores era também menor, obtendo-se o seguinte:

- Latência: para os operadores NOS e Vodafone, acima de 80% dos testes corresponderam a valores entre o intervalo ]60;30 ms[, para a MEO acima de 50% dos testes correspondem a valores entre o intervalo ]30;15 ms[;

- Velocidade média de download: destaca-se a MEO, que atingiu os 39,4 Mbps, os outros dois operadores, NOS e Vodafone atingiram o valor de 25,0 Mbps e 16,2 Mbps respetivamente.

- Velocidade média de upload: a MEO atingiu os 10,9 Mbps, a NOS os 6,8 Mbps e a Vodafone os 8,1 Mbps.

Nas localidades de Amarelos na freguesia de Sarnadas do Ródão e Monte Fidalgo na freguesia de Perais, algum do serviço de dados é realizado com recurso ao roaming internacional (Redes da Raia Espanhola).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!