Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a conclusão da empreitada de reabilitação de seis passagens hidráulicas (canais para escoamento de água) na Linha da Beira Baixa, duas, das quais, se situação no concelho de Vila Velha de Ródão, nomeadamente, nas estações de Ródão e do Fratel.
Trata-se de um investimento de 450.000 euros nos troços Entroncamento/Abrantes e Abrantes/Guarda.
A intervenção resultou de inspeções que identificaram a necessidade de corrigir “situações pontuais nestas estruturas, nomeadamente as resultantes da degradação das alvenarias, infiltrações e corrosão de armaduras”, afirma a empresa em comunicado.
Duas das intervenções ocorreram no troço Entroncamento/Abrantes (junto à Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, e a Santa Margarida da Coutada, em Constância), e quatro entre Abrantes e Guarda (Vila Velha de Ródão, Fratel, Belver e Gavião).
“Esta obra foi realizada no âmbito do programa de intervenções de manutenção das infraestruturas ferroviárias da IP, cuja execução regular se reveste da maior importância para a preservação e manutenção destas estruturas, permitindo aumentar o período de vida das mesmas, garantindo a fiabilidade e segurança aos utilizadores da Rede Ferroviária Nacional”, afirma a empresa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet