Por: Diário Digital Castelo Branco
Serviço com regularidade mensal tem início na próxima quinta-feira e abrangerá as duas aldeias, em parceria com a União de Freguesias.
A Mutualista Covilhanense, através da sua Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico, vai começar a levar médico de clínica geral às populações do Barco e da Coutada, uma vez por mês, em parceria com a União de Freguesias. O primeiro dia de consultas médicas é já esta quinta-feira, 16 de março, da parte da manhã.
Esta iniciativa mensal no Barco e na Coutada visa proporcionar aos residentes nas duas localidades mais um meio de acesso a consultas médicas, que serão gratuitas para os beneficiários, “sempre numa ótica de complementaridade aos serviços públicos de saúde que existem na freguesia, como acontece noutras em que já atuamos”, sublinha o presidente do Conselho de Administração da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva.
“Será uma mais-valia, na medida em que permitirá às pessoas terem acesso, de outra forma, a cuidados de saúde”, afirma por sua vez o presidente da União de Freguesias de Barco e Coutada, Vítor Fernandes. A aldeia do Barco tem médico do SNS duas vezes por semana e a da Coutada uma, mas em ambos os casos com limite de número de consultas.
A Unidade Móvel de Saúde estará na quinta-feira no Barco a partir das 10h, na Rua Direita, em frente à sede da União de Freguesias, seguindo depois para a Coutada, cerca das 11h, realizando atendimento no Largo de Infante D. Henrique, junto à Igreja. No sábado passado (11 de março), houve já um primeiro contacto com as populações das duas aldeias, através de ações que tiveram como objetivo dar a conhecer o serviço da Unidade Móvel de Saúde e realizar rastreios cardiovasculares, com a participação dos núcleos de estudantes de Medicina (MedUBI) e de Ciências Farmacêuticas (MedUBI) da Universidade da Beira Interior (MedUBI).
Com Barco e Coutada a entrarem na rota regular da Unidade Móvel de Saúde, a Mutualista Covilhanense passará este mês, assim, a servir 13 localidades do concelho da Covilhã. A Unidade Móvel de Saúde foi criada em 2016 para servir as populações das freguesias rurais do concelho, sobretudo as mais distantes e isoladas e onde o SNS não chega ou é insuficiente para responder às necessidades das populações. Atualmente, atua em Trigais, Aldeia de São Francisco de Assis, Barroca Grande, São Jorge da Beira, Minas da Panasqueira, Cambões, Vale da Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, Pereiro, Sarzedo, Verdelhos e agora também no Barco e na Coutada.
A Unidade Móvel de Saúde é um serviço que conta com mais de 25 parceiros, entre os quais diversas juntas de freguesia, instituições sociais e o Município da Covilhã.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet