Por: Diário Digital Castelo Branco
O relatório de contas do Orçamento Municipal para o ano de 2022 apresenta um resultado negativo de 5 451 193,81 euros na contabilidade da Câmara Municipal, assim como, 289 891,75 euros negativos da empresa Municipal que exerce a gestão dos equipamentos culturais, desportivos e de lazer municipais, ALBIGEC - E.M., S.A.
No documento, o executivo de Leopoldo Rodrigues refere que “nas Despesas Correntes a execução de 59% contrasta, pela negativa, comparativamente ao que foi executado no ano anterior, que foi 75,02%. Nas Despesas de Capital a execução de 36,48% foi ligeiramente inferior à registada no ano anterior, que foi de 38,25%. Em termos de Despesa Total, a execução foi de 50,01%, ficando aquém da espectativa criada pelas atividades constantes do Orçamento de 2022.
O Relatório de Contas é um documento produzido anualmente onde é apresentada a atividade e o desempenho da Câmara Municipal e as suas contas. As contas são apresentadas em mapas contabilísticos específicos, nomeadamente o Balanço, a Demonstração de Resultados e o Mapa de Fluxos de Caixa, e foi aprovado no passado dia 19 de Abril, pelos votos do PS, abstenção do PSD e votos contra do SEMPRE – Movimento Independente, em reunião extraordinária do executivo camarário.
Os dados do Relatório de Contas 2022 foram apresentados em conferência de imprensa pelos vereadores do SEMPRE onde foi dito que ‘é a prior execução orçamental do século da Câmara Municipal desde o inicio do Seculo XXI’.
“Estes resultados não são, para nós, nenhuma surpresa porque o SEMPRE já tinha perspetivado isto, quando em Fevereiro de 2022, a Assembleia Municipal aprovou um aditamento de 22 milhões de euros ao Orçamento Municipal aprovado em Novembro de 2021 com o montante de 66 milhões de euros, dois meses antes. Este registo é o resultado de se apresentar um Orçamento com um conjunto de projetos avulsos, sem estratégia definida, e que se veio a revelar ter ‘mais olhos do que barriga'”, afirmou o vereador Jorge Pio.
Referindo-se à taxa de execução do Orçamento 2022 ter sido 50,01%, o vereador relembrou o “Peso dos Compromissos do Passado” como lhes chama o Sr. Presidente da Câmara”. Quando se apresentou o Orçamento Municipal 2022 havia um valor financeiro que já estava comprometido projetos em plena execução e foram projetos do mandado anterior, como a Quinta do Moinho Venho, o Parque do Montalvão, a obra urbana de Alcains, a obra da Partida, o Pavilhão da Estação Ferroviária que contribuíram para que a taxa de execução chegasse aos 50%.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet