Por: Diário Digital Castelo Branco
A Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco acusou hoje o presidente da Câmara Municipal de “ausência de inteligência política” e de “inoperância e incapacidade” na atração de um investimento privado na área da saúde para a capital de distrito.
“É já do conhecimento público que o avultado capital privado de investimento na área da saúde não vai ficar na capital de distrito. Esta fatalidade tem a sua causa na total falta de competência e visão deste executivo camarário, pois é ele que gere o nosso destino coletivo e tem como principal missão zelar por ele”, refere, em nota de imprensa, a Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco.
Segundo os sociais-democratas, em causa estão declarações feitas por Leopoldo Rodrigues (PS) em reunião privada do executivo municipal sobre o próximo orçamento municipal, de que “existiam fortes contactos no sentido de garantir uma unidade de saúde de cariz privado para a cidade”.
“A Comissão Política Concelhia do PSD Castelo Branco pede um esclarecimento cabal acerca deste assunto ao presidente da Câmara Municipal, pois sente-se enganado por este”, lê-se no documento enviado ao Diário Digital Castelo Branco.
Adiantaram ainda que em maio, também numa reunião camarária, o PSD através do seu vereador questionou Leopoldo Rodrigues acerca desta temática e que o autarca referiu que “houve e há contactos com grupos privados a operar na área da saúde no país, pelo que se espera que possa haver desenvolvimentos”.
O PSD de Castelo Branco acusou o executivo socialista de “pouco ou nada” ter feito “para negociar com sucesso a concretização um projeto desta envergadura e impacto para Castelo Branco, resultando assim na fuga de milhões de euros em investimento financeiro e em dezenas de postos de trabalho diretos e indiretos perdidos para o concelho da Covilhã”.
“Na verdade, a total ausência de inteligência política, de rumo e clarividência deste executivo, fez com que o porta-voz de todos os albicastrenses, ou seja o seu presidente, Leopoldo Rodrigues, revelasse a sua total inoperância e incapacidade na atração e fixação de um equipamento desta importância para a cidade de Castelo Branco”, sustentaram.
Os sociais-democratas condenaram o modelo de governação da autarquia e disseram que este “é revelador do laxismo e inércia que são seguramente a palavra de ordem dentro da Câmara Municipal”.
Exigiram ainda dos responsáveis políticos que lideram o executivo municipal “que sejam muito mais diligentes, estrategas e capazes de fixar investimento reprodutivo, sob pena de se ter que procurar noutro local aquilo que se podia ter na cidade”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet