Por: Diário Digital Castelo Branco
Contagiosa, mastite é uma das principais doenças que atinge o gado leiteiro e, consequentemente, pode comprometer de maneira drástica a produção. Este foi o principal tema abordado na palestra “Mastites em pequenos ruminantes”, organizada pela Capripinhal (Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra do Pinhal) no passado dia 31 de Maio no CCV da Floresta.
A Cooperativa integra cerca de 4 dezenas de associados que laboram nos distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre e esta palestra teve como objetivo capacitar a população sobre esta temática que pode gerar impactos económicos negativos numa exploração.
Quando não tratada, a mastite pode levar à perda do animal, por isso “é fundamental que os produtores saibam identificar esta doença a tempo para poder iniciar o tratamento e prevenir os impactos económicos, bem como promover o bem-estar animal”, afirmou José Maria Cardoso, médico veterinário da cooperativa, uma opinião corroborada por Adelaide Pereira, da Segalab: “quem conhece melhor os animais são os produtores”.
Nesta iniciativa, onde participaram os produtores associados da Capripinhal, foram abordadas diversas questões sobre prevenção, diagnóstico e tratamento desta doença. Recorde-se que a mastite é um processo inflamatório da glândula mamária dos pequenos ruminantes, caracterizada por alterações patológicas no tecido glandular. É acompanhado de uma série de modificações físico-químicas no leite, como alteração de coloração e presença de coágulos, com grande número células somáticas— sendo, por isso, um dos principais causadores de prejuízos para os produtores de leite.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet