Por: Diário Digital Castelo Branco
No âmbito da jornada nacional de protesto convocada pela CGTP-IN, esta quarta-feira, dia 28 de Junho, para exigir o aumento dos salários e garantir direitos, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) promove acções nos locais de trabalho, Câmara Municipal/SMCB de Castelo Branco, na empresa municipal ALBIGEC e na Câmara Municipal da Covilhã, entre plenários, concentrações, contactos com trabalhadores e distribuição de propaganda, entre outras.
Segundo os sindicalistas, foi a Luta dos trabalhadores da Administração Pública que obrigou o governo PS a avançar com o aumento intercalar, em Abril, que, todavia, não repôs o poder de compra perdido desde 2009. "A Luta é determinante para pôr fim às políticas de desvalorização do trabalho e dos trabalhadores na Administração Pública, e que colocam entraves ao desenvolvimento do País, ao reforço dos Serviços Públicos e das Funções Sociais do Estado", lê-se no manifesto.
O STAL exige a valorização das carreiras e das profissões, e o aumento imediato dos salários (de mais 10%, e de 100€, no mínimo), de forma a que os trabalhadores da Administração Local recuperem poder de compra e se inverta o caminho do empobrecimento!
Os trabalhadores exigem, igualmente, ao Município e à administração dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, CM da Covilhã, Cm de Oleiros respostas positivas e imediatas às reivindicações apresentadas pelo STAL.
Assim, considerando a política e acção do governo, em particular no sector da Administração Local, o STAL e os trabalhadores reafirmam a sua determinação no prosseguimento da luta por:
– Negociação e assinatura do ACEP, que preveja, entre outros direitos, 25 dias de férias, o pagamento do suplemento de turno e o gozo do Dia de Carnaval;
– Aplicação do SPI a todos os que cumprem os requisitos, de acordo com o parecer do Sindicato, e em todos os dias de prestação de trabalho;
– Jornada de trabalho de 7 horas diárias, de 2.ª a 6ª feira, com descanso semanal ao sábado e domingo;
– Melhor organização do tempo de trabalho e dos circuitos de recolha de RSU;
– Melhoria da organização e das condições de trabalho, com investimento urgente nas instalações oficinais e sociais, balneários, WC, refeitório, EPI adequados,
– Aquisição e lavagem do fardamento asseguradas pelo SMCM;
– Respeito pela saúde e integridade física dos trabalhadores; acesso, acompanhamento, tratamento e reintegração pela Medicina do Trabalho;
– Valorização da Contratação Colectiva;
Dia Nacional de Luta da CGTP-IN 28/06 - Acções
CASTELO BRANCO
CM e SMAS Castelo Branco Plenário geral de rua frente CM - 10h
CM Covilhã
Plenário nos estaleiros municipais e entrega Abaixo-Assinado
na CM da Covilhã
CM Oleiros Delegação entrega abaixo-assinado CM
Albigec EM Contacto com os trabalhadores nos locais de trabalho
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet