Por: José Manuel Alves
O projeto "Pedar sem Idade", dinamizado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, em parceria com a Pedalar Sem Idade - Associação de Apoio à 3ª Idade, foi apresentado esta segunda-feira com a assinatura de protocolos entre as duas entidades.
Trata-se de uma iniciativa que permite aos idosos que têm falta de mobilidade, a possibilidade de serem transportados em triciclos especiais, os trixós, que são conduzidos por 19 voluntários de Castelo Branco.
Estes passeios permitem combater o isolamento social e a solidão e são totalmente gratuitos e têm a duração de cerca de uma hora pelas belas paisagens de Castelo Branco.
"Pelo direito ao vento nos cabelos" é o lema e o passeio de estreia que foi realizado por Nazaré Ribeiro, de 99 anos, utente da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.
O projeto que nasceu na Dinamarca, foi desenvolvido em Portugal por Rui Quinhones e Margarida Quinhones, tendo sido acolhido com enorme sucesso em várias cidades portuguesas.
"Esperamos que este seja um dia marcante na comunidade albicastrense.Tivemos a oportunidade de demonstrar este projeto no ano passado, e já se desenvolveu em vários locais de Portugal e tinhamos a certeza que ia ser bem recebido pela cidade", assegurou José Pires, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet