Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 30 de junho de 2023

Castelo Branco: Atletas da APPACDM em destaque nos Jogos Mundiais Special Olympics em Berlim

Por: Diário Digital Castelo Branco

Os atletas da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, João Gomes (Futsal), Guilherme Morão (Futsal), Jorge Mendes (Ténis de Mesa) e Pedro Pires (técnico Ténis de Mesa), participaram, os passados dias 17 e 25 de Junho, nos Jogos Mundiais do Special Olympics que se realizam na capital germânica.

Em termos de competitivos os Jogos Mundiais, são organizadas numa lógica de integração e de competição entre iguais, o que significa que é implementado o divisioning, com os atletas inscritos em séries com tempos semelhantes.

Relativamente à prestação dos atletas da referida instituição albicastrense, João Gomes (guarda-redes) e Guilherme Morão (ala) a conquistaram a medalha de ouro na modalidade de futsal, tornando-se assim campeões do mundo. O futesalista Guilherme Morão marcou mesmo o segundo golo da partida de atribuição da medalha de ouro contra a equipa alemã, sendo que a turma das quinas se impôs por 6-2.

Quanto ao mesa tenista Jorge Mendes, realizou um torneio notável, classificando-se em 5º lugar. De salientar que este atleta ficou inserido no grupo mais elevado da sua divisão (22-29 anos), tendo defrontado adversários de escolas de expressão mundial ao nível da qualidade de desempenho na modalidade.

Em termos globais, Portugal somou oito medalhas de ouro, 12 medalhas de prata e sete de bronze, tendo estado representado em oito modalidades: natação, atletismo, basquetebol, golfe, ginástica rítmica, futsal, ténis de mesa e equitação. Ainda de referir que nestes Jogos estiveram presentes cerca de 6500 atletas, 3000 treinadores e mais de 1000 árbitros de aproximadamente 190 países.

Em suma, e o mais relevante, o movimento Special Olympics tem como missão proporcionar as condições para a prática de atividade física e do desporto, de forma contínua e variada e com impacto na inserção social, para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, construindo um mundo onde cada pessoa, independentemente da sua capacidade, seja aceite e valorizada. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!