Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 26 de setembro de 2023

Castelo Branco: População da Zona do Pinhal exige acesso "Wi-Fi" ao entregar abaixo assinado

Por: Diário Digital Castelo Branco

Um grupo cidadãos de concelhos da Zona do Pinhal, nomeadamente, dos municípios do Fundão, de Proença-a-Nova, de Oleiros, da Sertã e de Vila de Rei, vai entregar esta 5ªfeira, 28 de Setembro, às 15:00 horas, um abaixo assinado na Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, em Castelo Branco. 

No documento que este grupo de cidadãos vai entregar, refere-se que "os diferentes governos que temos tido dizem-se sempre preocupados com o desenvolvimento do interior do país. Mas, de todas as promessas, o que resta é o constante abandono, o encerramento de serviços públicos e a continuada desertificação. Em tempos de aposta nas novas tecnologias, as crescentes dificuldades de acesso a rede de comunicações móveis, de internet e de Televisão Digital Terrestre e por cabo representam constrangimentos acrescidos.

Apesar das promessas, grandes áreas dos concelhos da Zona do Pinhal não têm cobertura. A operadora da TDT que está obrigada a cobrir 100% do território nacional, mas não o faz. As operadoras de Telemóvel, Televisão por Cabo e Internet também não cobrem o nosso território, sendo que as opções via satélite são de custo elevado e de qualidade reduzida. 

A inexistência de operadores públicos, após as privatizações no sector, prejudica as populações da “Zona do Pinhal”. O interesse das operadoras passou a ser os lucros a distribuir no final do ano e não a prestação de um serviço de qualidade.

As populações da “Zona do Pinhal” não podem ficar isoladas. O isolamento e as dificuldades de acesso a comunicações prejudicam economicamente os concelhos da Zona do Pinhal, acrescentam dificuldades de acesso a serviços públicos, criam graves problemas em caso de emergência e diminuem a segurança destas populações esquecidas pelos sucessivos governos. 

Os abaixo-assinados reivindicam do governo medidas urgentes que garantam cobertura de rede de comunicações móveis, de internet e de Televisão Digital Terrestre e por cabo em todos os concelhos do Interior, em particular, em Fundão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila de Rei", conclui o texto enviado ao Diário Digital Castelo Branco. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!