Por: Diário Digital Castelo Branco
No âmbito do projeto Inter(Agir), a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, envolveu mais de uma centena de jovens na iniciativa Jornadas Desportivas Multiculturais - Jogos Sem Entraves, em cooperação com a Associação de Atletismo de Castelo Branco.
Na passada 6ª-feira, 28 de Setembro, a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através do projeto Inter(Agir) – Dialogar e Conhecer para melhor Integrar em Castelo Branco, em parceria com a Associação de Atletismo de Castelo Branco, promoveu um evento desportivo intercultural de atletismo denominado “Jogos Sem Entraves” da atividade Jornadas Desportivas Multiculturais, direcionado à integração de Nacionais de Países Terceiros B do concelho de Castelo Branco.
Esta atividade decorreu nos campos sintéticos da Zona de Lazer Albicastrense e envolveu cerca de uma centena de jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 23 anos de idade, maioritariamente descendentes de refugiados/as e jovens da comunidade migrante. Contou-se com a presença de turmas da Escola Básica Afonso de Paiva, da Escola Secundária Amato Lusitano, da Escola Básica do Castelo e da Associação Agostinho Roseta - Escola Profissional.
Para além de fomentar o sentido de responsabilidade nestes/as jovens e o sentimento de pertença à comunidade, o principal objetivo desta iniciativa foi a associação da prática desportiva com a valorização da diversidade, interculturalidade e igualdade de género, assim como do combate à discriminação. Continua-se assim a trabalhar para a criação de um maior número de oportunidades de interação, ajudando no desenvolvimento de relações com diversos membros da sociedade e à construção de redes sociais, com efeitos na integração, promoção da cidadania e aumento da autoestima, em particular nos/as jovens Nacionais de Países Terceiros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet