Por: Diário Digital Castelo Branco
Um grupo de amigos vai promover no próximo sábado, 28 de Outubro, às 16:00 horas, no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, uma homenagem a João Henriques Ribeiro.
Este grupo de amigos e amigas, formado por escuteiros, professores e antigos participantes nas escavações do Castelo de Castelo Branco, pretende de uma forma simples, mas justa, homenagear um homem bom, que os uniu e marcou durante a vida, ajudando-os a crescer enquanto pessoas e cidadãos.
João Henriques Ribeiro foi um homem bom que marcou gerações de jovens pela sua sabedoria, humildade, bondade e grande ser humano, quer enquanto cidadão, professor, escuteiro e católico, contribuindo para um mundo mais justo e solidário.
A homenagem, aberta a todos e a todas aqueles/as que queiram estar presentes, abrirá e encerrará com um pequeno momento musical, será projetado um pequeno filme sobre o homenageado e ouvidos testemunhos dos amigos e amigas que o desejarem fazer.
João Henriques Ribeiro nasceu nos Carregais (Proença-a-Nova) a 24 de abril de 1935 e faleceu a 22 de abril, na Ericeira.
Foi casado com Maria Lucília, já falecida, e pai de dois filhos, a Helena e o Artur, que irão estar presentes nesta homenagem.
Foi docente e deixou, em Castelo Branco, uma marca significativa na história, arqueologia, escutismo e igreja, depois da sua vinda de Angola.
Foi docente no Liceu Nuno Álvares, em 1976, e em 1978 começou a dar aulas na Escola Preparatória Afonso de Paiva, lecionando História e Estudos Sociais, onde se reformou.
Foi Diretor da Casa de Cultura e Juventude de Castelo Branco, pertenceu à Comissão de Bens Culturais da Igreja (História e Arqueologia) e responsável por inúmeros cursos e ações de formação junto dos leigos, foi dirigente no Agrupamento 160 de Castelo Branco e Chefe Regional de Portalegre e Castelo Branco do Corpo Nacional de Escutas.
Coordenou os trabalhos arqueológicos na zona do Castelo de Castelo Branco entre 1979 e 1984 criando uma vasta escola de aprendizagem entre os jovens da altura. Desenvolveu um vasto trabalho de Campo na zona Histórica e outras em redor da cidade facultando um imenso conhecimento prático a grupos de jovens que o acompanhavam.
É este legado que este grupo de amigos é amigas quer agradecer, ao cidadão João Henriques Ribeiro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet