Numa ação de sensibilização inserida no Programa Nacional de Saúde Escolar, levada a cabo pelo Centro de Saúde de Penamacor, o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e o Município de Penamacor, no passado dia 8 de Novembro.
A iniciativa foi promovida na data em que se assinala o “Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Mais Saudável”, e os cerca de 150 alunos que frequentam o 2º e 3º ciclo do AERS receberam a primeira atividade do projeto “Orienta o Teu Farnel Saudável nas Terras do Lince”.
Apresentada em formato de prova de orientação pedestre, esta atividade teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a adoção de escolhas alimentares saudáveis e de um estilo de vida fisicamente ativo, capacitando os participantes a fazer escolhas alimentares informadas, identificando alimentos nutritivos e alimentos a serem consumidos com moderação.
Reforçando, por outro lado, o direito à alimentação das crianças e jovens, fator intimamente relacionado com o bem-estar e o sucesso escolar, assim como elemento determinante para a saúde familiar e comunitária, enquanto agentes ativos no rumo da saúde pública no concelho de Penamacor.
Esta prova de orientação pedestre foi constituída por 10 estações referenciadas num mapa pedagógico-terapêutico, apresentado em dois graus de dificuldade correspondentes à capacidade física e ao suposto nível de conhecimento para cada ciclo de ensino, onde os jovens alunos responderam a perguntas relacionadas com a alimentação, sendo que o resultado final foi calculado com base nos resultados destas respostas e no tempo de realização da prova.
No final da atividade, foi ainda realizada a degustação do Farnel Saudável e Solidário das Terras do Lince, constituído pela partilha de alimentos saudáveis e sazonais, típicos do outono, e aprimorado pelo toque afetivo e dedicado do corpo docente do AERS.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet