O Partido Socialista, na gestão municipal da Covilhã, decidiu prendar a população para 2025 com um aumento do custo de transportes de cerca de 20%.
“Em vez da aplicação de uma maior redução tarifária e promoção do transporte público, à semelhança do que se faz no resto do País, o Partido Socialista na Câmara Municipal da Covilhã agrava e penaliza as populações com um aumento inaceitável dos transportes públicos” declara, em comunicado de imprensa, a Coordenação do Partido Comunista Português covilhanense.
É necessário e urgente a reversão dos aumentos promovidos.
O que se impõe é a redução do valor dos passes e bilhetes na Covilhã e nos transportes públicos para as freguesias a norte e sul do concelho, onde existem passes de transporte de 111 e 120 €.
Mais uma vez, sem qualquer explicação à população, a Câmara Municipal da Covilhã e o Partido Socialista, decidem agravar as condições de vida de quem trabalha e de quem já trabalhou no nosso Concelho.
A Câmara Municipal é a Autoridade de Transportes do Sistema de Mobilidade, hoje concessionado à empresa Transdev, que opera entre o Teixoso-Vila de Carvalho-Boidobra-Covilhã- Tortosendo, e é sobre a população desta área populacional que incide o aumento.
Apesar da AMT (Autoridade da Mobilidade e Transportes) determinar para o País um aumento para 2025 de 2,02%, na Covilhã temos um aumento de 20%.
Como justifica a Câmara Municipal da Covilhã, e o Partido Socialista que a suporta, este desfasamento e desconformidade com as orientações a AMT, de 2,02% para 20% ?
Como é possível esta decisão num concelho que tem dos mais baixos rendimentos (salários e reformas) da Região e do País ? Objetivamente, este aumento de 20%, absorve parte substancial do aumento do Salário Mínimo Nacional e das Reformas para o ano de 2025.
O Partido Socialista agrava as condições de vida de quem trabalha ou trabalhou uma vida inteira e continua a viver em condição social débil e abaixo do limiar de pobreza.
De acordo com o contrato de concessão à Transdev (página 177) respeitando o Regulamento nº 430/2019 de 16 de Maio da AMT, artigo 5º e seguintes, a Concessionária (Trandev) fez a proposta à Concedente (Câmara Municipal), nos prazos referidos no Regulamento citado.
Tendo-se cumprido o Regulamento para a aplicação do novo tarifário, a responsabilidade do aumento de 20% do tarifário dos transportes públicos na área da Concessão do Sistema de Mobilidade da chamada Grande Covilhã é do Partido Socialista na gestão da Câmara Municipal da Covilhã.
O que temos na Covilhã (concessão do sistema de mobilidade – transportes, elevadores, funiculares, bicicletas e trotinetas, abrigos de passageiros, etc) é uma Parceria Público Privada (PPP) onde a empresa concessionária (Transdev) nunca perde. Com o contrato de concessão a empresa recebe anualmente 1 milhão e 100 mil euros da Câmara Municipal da Covilhã, numa concessão de 10 anos. Se a receita do serviço prestado é de 700 mil euros, a Câmara paga a diferença, ou seja, 400 mil euros.
Para a Transdev a receita é valor certo, para a Câmara a despesa é variável. O aumento dos transportes na Concessão visa, tão só, reduzir a prestação da Câmara Municipal na compensação à empresa.
Os eleitos da CDU – PCP/PEV, na Assembleia Municipal da Covilhã, votaram contra esta concessão dos transportes, em 25 de Junho de 2021.
Discordamos destas PPPs onde o privado tem lucro certo, sem qualquer risco de exploração.
Fizemos a proposta para a constituição de uma empresa pública municipal de transportes no Concelho (intervenção da CDU na AM de 25 de Junho de 2021), infelizmente o Partido Socialista optou para a Parceria Público Privada (PPP).
Com a constituição desta PPP, em 2021, o Partido Socialista demonstrou que nada aprendeu com as ruinosas PPPs dos Silos do Pelourinho (Estacionamento), com a PPP das Águas da Serra (Saneamento) e a PPP da AdC (Rede de Água), promovidas pelo PSD/Carlos Pinto.
Com esta decisão ficou demonstrado que nem o PSD/CDS nem o PS têm políticas municipais de desenvolvimento e bem estar das suas populações, estão sempre a promover os interesses e lucros das grandes empresas, caso da Transdev, penalizando as populações.
Com este aumento de 20% dos Passes e Bilhética, imorais e penalizadores da população, é motivo justo para o protesto e mobilização para a contestação dos aumentos.
Só com a CDU – PCP/PEV são possíveis decisões municipais que beneficiam as populações, garantindo uma vida melhor nas freguesias e no concelho.” Conclui o texto enviado ao Diário Digital Castelo Branco.
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