Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
A Câmara Municipal de Castelo Branco aprovou esta 6ªfeira, 18 de Janeiro, por unanimidade, o Regulamento Municipal do Sistema de Utilização Partilhada de Bicicletas, embora os vereadores do SEMPRE - Movimento Independente tenham criticado a demora na conclusão da rede de ciclovias.
“A transição da mobilidade tradicional para a mobilidade suave traz muitas vantagens e Castelo Branco é uma cidade em que faz todo o sentido. É uma cidade pequena, maioritariamente plana e com um clima ameno. Falta um elemento central que são as infraestruturas [ciclovias]”, afirmou a vereadora do movimento Sempre Ana Teresa Ferreira, durante a sessão pública da Câmara de Castelo Branco.
A vereadora da oposição alertou para a necessidade de concluir a rede de ciclovias na cidade e questionou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues (PS), sobre este assunto, pedindo-lhe para fazer o ponto da situação.
“Não basta disponibilizar as bicicletas. São precisas vias dedicadas [ciclovias] para as pessoas circularem com segurança. Dois anos é demasiado tempo”, sustentou Ana Teresa Ferreira.
Em resposta, Leopoldo Rodrigues admitiu o atraso na conclusão da rede de ciclovias da cidade, devido ao surgimento de “alguns problemas”.
“Um dos problemas mais crítico é a Avenida Pedro Álvares Cabral. Apesar da unanimidade na aprovação da construção da ciclovia por parte da Assembleia Municipal, causou desconforto aos moradores e utilizadores dessa avenida. É verdade que já passou muito tempo, mas estamos disponíveis para resolver o mais rápido possível”, sublinhou Leopoldo Rodrigues.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet