Por: Diário Digital Castelo Branco
Para mostrar à comunidade o que acontece ao lixo depois de ser deitado fora a Resiestrela promove no sábado, entre as 10:00 e as 13:00, visitas ao Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos, no Fundão.
A iniciativa da entidade responsável pelo Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos em 14 municípios da Beira Interior, designada “Portas Abertas”, destina-se à população em geral.
“As visitas permitem dar a conhecer aos cidadãos os processos relacionados com a recolha e valorização de resíduos urbanos, com o objetivo de aproximar as comunidades locais das estações de tratamento”, salientou hoje a Resiestrela, em comunicado enviado à agência Lusa.
Durante o “Portas Abertas” a população pode entregar diretamente nas instalações resíduos e inteirar-se sobre a forma como é feito o tratamento do lixo.
Segundo a Resiestrela, este dia é um “compromisso com a transparência”, ao mostrar o trabalho desenvolvido pelas equipas.
“A experiência compreende visitas guiadas a unidades de triagem, de valorização orgânica, aterros sanitários, estações de transferência e ecocentros e centrais de valorização energética, para que seja possível perceber o que acontece aos resíduos depois de serem colocados nos respetivos contentores”, é referido na mesma nota.
A Resiestrela, com sede no Fundão, no distrito de Castelo Branco, quer também “desmitificar os mitos sobre a reciclagem e ainda a clarificar as regras para a separação de resíduos”, acrescenta.
As inscrições, gratuitas, mas limitadas, devem ser feitas através do número 800911400, do endereço eletrónico atendimento@linhadareciclagem.pt ou na página na Internet da Resiestrela.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet