Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 18 de maio de 2012

Fundão: 17 projetos turisticos privados para o Interior Centro candidatam 36 milhões a apoios do PROVERE iNature

Por: Diario Digital Castelo Branco

Um conjunto de 17 projetos privados na área do turismo candidatou ao PROVERE iNature investimentos de 36 milhões de euros para a região do Interior Centro, do Vale do Côa ao Tejo Internacional, revelou à Lusa o coordenador do programa.

 

 Um conjunto de 17 projetos privados na área do turismo candidatou ao PROVERE iNature investimentos de 36 milhões de euros para a região do Interior Centro, do Vale do Côa ao Tejo Internacional, revelou hoje o coordenador do programa.

Os projetos estão em fase de avaliação, que deve estar concluída no final do verão, e os apoios podem chegar a 75 por cento do investimento, explicou Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão e da Agência Gardunha 21, que coordena o iNature.

Oitenta por cento dos projetos respeitam à abertura de unidades hoteleiras e outros tipos de alojamento, mas há outros ligados ao fabrico de produtos endógenos e estruturas de animação, acrescentou.

Além da componente privada, foram candidatados ao iNature seis milhões de euros de investimento público que vão servir para financiar, até 2014, novas formas de promoção territorial, assim como feiras e festas que integram o calendário regional.

O programa visa "posicionar o turismo de natureza como o maior produto que podemos vender para a afirmação turística de toda a região", destacou Paulo Fernandes.

Os números "revelam que, mesmo em territórios de baixa densidade e numa altura de crise, o trabalho de parceria entre os setores público e privado funciona e há capacidade empreendedora dos agentes económicos".

Paulo Fernandes realçou que os projetos em análise "já têm um valor base sinalizado no âmbito do PROVERE", ou seja, "já houve uma triagem inicial e, desde que cumpram com os requisitos formais, têm possibilidade de ser aprovados".

O autarca reconheceu, no entanto, que os obstáculos à implementação dos investimentos podem surgir depois, dadas as limitações da banca.

Apesar de as verbas comunitárias poderem financiar até 75 por cento dos projetos, o restante fica a cargo dos investidores e "o problema coloca-se no acesso ao crédito", um aspeto para o qual Paulo Fernandes espera que venha a existir atenção por parte do Governo.

O iNature é um dos oito programas PROVERE em curso na Região Centro aos quais foram candidatados 60 projetos privados com um investimento associado de cerca de 130 milhões de euros.

O programa é coordenado pela Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 e administrado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, Naturtejo e pelo município da Guarda.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!