Por: Diário Digital Castelo Branco
A comissão politica distrital da Juventude Social Democrata (JSD) de Castelo Branco realizou no sábado passado, 1 de Junho, o seu VII Congresso Distrital que reuniu, no Fundão, jovens de todo o distrito.
O órgão máximo da estrutura elegeu Miguel Barroso como Presidente da Comissão Política Distrital e Pedro Bento como Presidente da Mesa do Congresso.
Na tomada de posse, o novo líder da JSD no distrito apresentou as linhas estratégicas da moção “É para Avançar!”, muito focada na Coesão Territorial. “A Coesão Territorial tem mesmo que ser um compromisso de Regime. O desenvolvimento do nosso país depende da capacidade de integrar e valorizar as diferentes regiões”, afirmou Miguel Barroso.
Certo de que “não é possível criar territórios desenvolvidos e fixar pessoas sem uma economia a crescer e a criar empregos”, Miguel Barroso assegura que a JSD está “determinada” em travar e reverter a o ciclo de perda de jovens para o litoral e para o estrangeiro. Propõe a criação de um ambiente favorável ao investimento, através da “criação de Clusters Regionais, ligados ao setor agroalimentar, à floresta e à indústria têxtil; programas de reconversão profissional, em parceria com as nossas instituições de ensino superior, orientados para as necessidades locais; e apoios à inovação e à digitalização do comércio, que permitam às empresas da nossa região aceder e competir num mercado global”.
O jovem Social Democrata sublinhou a importância de investimentos em redes rodoviárias e ferroviárias, que permitam ao distrito tirar partido da “geografia estratégia no eixo Lisboa-Madrid”. Na área da saúde e bem-estar, propõe “o reforço das redes de telemedicina e telemonitorização, bem como a implementação privilegiada de projetos piloto USF modelo C no Interior”. A Moção de Estratégia Global “É para Avançar!” aponta ainda como eixos estratégicos para a região a agricultura, com o reforço da rede de regadio, a valorização e preservação dos recursos florestais e o Ensino Superior, com o reforço do número de camas para estudantes.
O objetivo é garantir “um futuro onde a nossa região prospere e onde os jovens não precisem de escolher entre o seu futuro e as suas raízes”.
Miguel Barroso promete um mandato de proximidade às estruturas e à sociedade civil. O novo Presidente da JSD Distrital de Castelo Branco anunciou o arranque do roteiro “É Para Avançar!” já este mês de junho. “Vamos sentir o pulso ao nosso distrito, visitar e reunir com os nossos autarcas, instituições, associações, empresários e estar perto dos jovens que todos os dias fazem acontecer. Queremos conhecer melhor as suas preocupações e acolher os seus contributos. Precisamos de unir forças e trabalhar em conjunto para dar ao presente um futuro”, conclui.
A sessão de encerramento contou com a presença de Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, que destacou a importância de manter uma “atitude positiva e uma visão estratégica na defesa do território”. Interveio também o Presidente da Comissão Política Distrital do PSD, Luís Santos, que assinalou a importância da juventude na construção de uma Europa mais coesa. João Pedro Louro, Secretário-Geral da JSD nacional, salientou a necessidade de tratar o interior do país de forma diferenciada nas políticas públicas.
Nos trabalhos deste VII Congresso Distrital, fez-se o balanço das metas atingidas pela estrutura de juventude ao longo dos últimos dois anos e foram apresentadas e aprovadas nove Moções de Estratégia Setoriais, que se debruçaram sobre temáticas locais e nacionais, como a transformação digital, a educação, o emprego jovem, a sustentabilidade ambiental, a cultura, a inovação tecnológica e a gestão dos recursos florestais. “Estas moções refletem as preocupações e aspirações da nossa geração e constituem a base para futuras iniciativas políticas”, refere a JSD em comunicado.
Os delegados distinguiram João Diogo, Presidente cessante da JSD Distrital de Castelo Branco, com o título de Presidente Honorário Distrital; Daniel Luís e Duarte Matias como Militantes Honorários Distritais. A homenagem assinala a “excecional notabilização no exercício das funções de liderança, bem como o serviço prestado aos jovens do distrito”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet