Por: Diário Digital Castelo Branco
A vila da Sertã vai ser palco daquela que é já a 10.ª edição do Provart – Festival de Cerveja Artesanal, que se realiza este próximo fim de semana, de 20 a 23 de Junho, na Alameda da Carvalha. Com mais de duas dezenas de cervejas artesanais, a mostra vai contar com gastronomia e concertos de Miguel Calhaz, Irmãos Catita e Budda Power Blues, entre muitos outros.
A iniciativa da Câmara Municipal da Sertã, em parceria com a Get Mood, vai apresentar uma programação especial comemorativa da primeira década de festival, trazendo memórias e apresentando bandas que marcaram os dez anos do festival.
Ao contrário das edição anteriores, em 2024 o Provart terá também mais um dia de programação, completando quatro dias de festival. A Alameda da Carvalha vai ser o cenário desta iniciativa que mistura sabores e alegria, durante quatro dias intensos em que poderão ser degustadas cervejas artesanais, saboreados diversos petiscos e “vividos momentos únicos ao som da melhor música”, refere a organização.
Em nota de imprensa, Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, afirma que “este é um festival diferente tanto pela cerveja artesanal, como pela programação, tendo um carácter mais urbano e um ambiente diferenciado. Para além da componente cultural, este festival contribui também para a dinamização turística e da economia local, trazendo à Sertã diversos tipos de público”.
O cartaz musical desta edição destaca-se pela diversidade, que é já imagem de marca do Provart. No primeiro dia (20 de junho) de festival, a programação musical inicia-se às 20h00 com Frankie and the Guitar Men, seguindo-se às 21h45 The Old Time Rags, e Dj Uto.
No dia 21 de junho, a partir das 18h30 sobem a palco Goliardos, seguidos pelos Nightmare Gang às 21h45. Seguem-se às 23h30 Budda Power Blues e Dj Bothas encerrará a noite.
A programação musical do terceiro dia de Provart inicia-se às 18h50 com Mimo’s Dixie Band, a que se seguem às 21h45 Bonni & Clyde’s Gang e os Irmãos Catita às 23h30.
Às 2h00 decorrerá a habitual Jam Session que constitui um dos “mais célebres e apreciados momentos, que elimina barreiras entre palco e público, convidando qualquer pessoa a saltar para cima do palco para cantar e tocar a sua música”, explica a organização.
No dia 23 de junho, último dia do festival, o cartaz musical abre com Dragonologia às 17h00, e mais tarde, às 18 horas, The Nature e Pedro Miranda. Às 21h45 sobe a palco Miguel Calhaz e Dj Bothas fecha o cartaz musical do último dia.
Ao longo dos quatro dias de festival poderão ser apreciadas as cervejas: Andsome Beer, CdP Brewery, Cerveja Açor, Cerveja Artesanal Bila, Cerveja Artesanal Boazona, Cerveja Barona, Cerveja Brighops, Lúpulo de Bragança, Cerveja Candal, Cerveja do Vitó, Cerveja Táboa, Chica, Epicura, Fábrica de Cervejas do Ribatejo (Gloriana E Moorland), Celinda, Acopos, Lovecraft, Luzia, Mickas Craft Beer, Pobeira, Praxis Cervejas de Coimbra e Rima.
A gastronomia tradicional e a street food também estarão presentes neste festival com petiscos tradicionais, bifanas, prego, sandes de pulled pork, pão com chouriço, crepes, granizados, gelados, kebab, hamburguer, hot dog, wraps, entre outros.
No primeiro e segundo dias (quinta e sexta-feira), o festival abrirá portas às 18h00 e nos terceiro e quarto dias (sábado e domingo) abrirá às 17h00. A entrada no festival é gratuita, sendo indispensável a compra do copo oficial para as provas das cervejas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet