O RegenAg Summit Powered by SFT-EDIH (Smart SustainableFarms, Food and Trade European Digital Innovation Hub) levou as inovações em prática no setor agroalimentar, os especialistas e a inspiração para a agricultura regenerativa, à Feira Raiana, até 4 de Agosto.
O RegenAg Summit é um evento que reúne especialistas do setor agroalimentar para discutir o futuro do setor, com particular foco na digitalização, na agricultura regenerativa e nas atividades e serviços dos parceiros de consórcio, envolvidos na organização do evento. Este encontro visa fomentar a colaboração e a adoção de tecnologias digitais que promovam a sustentabilidade e a competitividade no setor, bem como envolver os participantes em momentos de sensibilização para modos de consumo alimentar mais amigos do ambiente, sempre com a agricultura regenerativa em mente, e com o tema da Feira Raiana deste ano, “One Health, One Planet” como principal motivação
A agenda do evento conta com apresentações que terão lugar no Ponto 12, atividades no stand SFT-EDIH e cooking shows que não só irão informar, como também inspirar os participantes a adotar práticas agrícolas mais inovadoras e sustentáveis, bem como hábitos de consumo mais amigos do ambiente.
Nas apresentações do RegenAg Summit, os especialistas da indústria agroalimentar irão partilhar as suas visões sobre as tendências e inovações que moldam o futuro da agricultura. Além disso, o evento proporciona amplas oportunidades de networking, permitindo que os participantes se conheçam, fomentando possíveis parcerias profissionais. “Os eventos presenciais como o RegenAg Summit, são sempre uma mais-valia pois promovem a disseminação de conhecimento, a comunicação de inovações e a criação de novas oportunidades de colaboração - a componente presencial potencia estas interações entre os atores do setor”, refere ao Diário Digital Castelo Branco, Cecília Franco, Communication and Marketing Manager na BGI.
No dia 31 de julho, os alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, irão apresentar as suas investigações sobre circularidade agroalimentar, tais como atividades benéficas dos cogumelos para a saúde, valorização de subprodutos de agrião, nabos e outras fontes de isotiocianatos para promoção da saúde, valorização de subprodutos da azeitona, da casca de melão e de subprodutos de tomate. Essas apresentações reforçam a importância da circularidade na produção de produtos locais da região.
Ainda no dia 31 de julho, das 16h às 17h30, Margarida Palma, diretora técnica e científica do Food4Sustainability irá moderar uma mesa-redonda sobre o tema One Health, que contará com convidados como Manuela Pintado (CBQF), Isabel Henriques (Universidade de Coimbra), Conceição Calhau (NOVA Medical School) e George Stilwell (Faculdade de Medicina Veterinária).
A equipa SFT-EDIH estará presente no stand para a hora de atendimento do Polo de Inovação Digital do Setor Agroalimentar. "Esclarecer os agricultores em temas como a digitalização do setor e os serviços de apoio aos operadores, visando a melhoria da sustentabilidade dos diferentes operadores, sejam eles produtores, processadores ou distribuidores, bem como explorar os meios de financiamento disponíveis para estas atividades, são os temas que esperamos abordar durante os períodos diários de atendimento." conforme refere Nuno Serra, Presidente da Direção do Food4Sustainability e coordenador do SFT-EDIH.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet