O projeto de requalificação das instalações da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova, no âmbito do ‘PRR – RE-C06Ci09 – Escolas Novas ou Renovadas: Modernização dos estabelecimentos públicos de ensino dos 2º e 3º ciclos e secundário’, foi aprovado num investimento total de 1.760.623,41€.
A intervenção a realizar na Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca tem o principal objetivo de tornar as instalações escolares mais funcionais e eficientes energeticamente, não descurando fatores de inclusão social e combate à pobreza e a qualquer tipo de discriminação, particularmente no acesso ao ensino. No sentido de uma maior eficiência energética, toda a iluminação da Escola será substituída por luzes LED, serão instalados painéis fotovoltaicos para produção de energia e os três blocos mais antigos (A, B e C) serão revestidos com Sistemas de Capoto, para melhor isolamento térmico dos espaços, entre outras remodelações a executar.
Contudo, o projeto centra-se também na melhoria das condições existentes, principalmente com a requalificação de salas de aula, laboratórios, balneários, espaços sociais, como a Biblioteca, e de convívio (Áreas de Recreio), dotando-as de um conjunto de mobiliário e equipamentos renovados. Segundo os dados apresentados neste projeto, serão feitas requalificações em larga escala em todo o espaço escolar: com reformulação e criação de estruturas de betão, fornecimento de estruturas metálicas, aplicação de revestimentos, remoção de infraestruturas elétricas, instalação de novos equipamentos e ainda outros trabalhos de serralharia e de pintura um pouco por todo o edifício.
A candidatura, agora aprovada, tem enquadramento na componente 6 “Qualificações e Competências” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Investimento RE-C06-i09 – “Escolas novas ou renovadas”, garantindo o cumprimento das condições exigíveis para beneficiação do apoio identificadas no presente aviso n.º 01/C06-i09/2023.
De recordar que, a Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca foi recentemente considerada a melhor escola do distrito de Castelo Branco, registando uma média de 13,21, ao nível dos exames do ensino secundário, de acordo com o ranking 2024 do Ministério da Educação revelado a dia 12 de julho, pelo Jornal de Notícias. A nível nacional posicionou-se no 64º lugar, contando com uma subida de mais de 200 lugares, relativamente ao ano de 2023.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet