Escola do Castelo promove inclusão e diversidade ao interpretar música de Natal em Língua Gestual Portuguesa, em colaboração com o projeto Nós com os Outros – Escolhas 9ª Geração.
Neste Natal, a Escola do Castelo realizou uma atividade centrada na inclusão e na diversidade cultural e linguística. Os alunos e alunas participaram na criação de um videoclipe e na interpretação de uma música natalícia em Língua Gestual Portuguesa (LGP), promovendo a acessibilidade para a comunidade surda. Esta iniciativa foi desenvolvida em colaboração com o projeto NCO E9G | Nós com os Outros - Escolhas 9ª Geração, executado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, e as professoras de LGP, reforçando a importância do trabalho interdisciplinar e colaborativo no contexto escolar.
O videoclipe foi apresentado durante a festa de Natal, um momento que reuniu toda a comunidade educativa e as famílias. Além disso, o vídeo está disponível nas redes sociais da escola, permitindo que a mensagem de inclusão da Língua Gestual Portuguesa chegue a um público mais amplo.
Esta iniciativa destaca-se pela sua dimensão pedagógica, não apenas como uma celebração natalícia, mas também como uma experiência educativa que fomenta a sensibilização e a empatia. Através da música e da Língua Gestual, os/as participantes tiveram a oportunidade de explorar conceitos como a acessibilidade comunicativa, a importância das línguas minoritárias e o respeito pela diversidade.
Atividades inclusivas como esta reforçam a missão da escola de educar para a cidadania global, proporcionando vivências que transcendem o currículo tradicional e promovem valores como a solidariedade, a igualdade e a coesão social. A Escola do Castelo não só celebra a multiculturalidade, mas também demonstra o seu compromisso com práticas pedagógicas que refletem uma sociedade inclusiva e plural ao integrar a LGP nas suas atividades.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet