O Município da Sertã marcou presença no Festival Arcu Atlánticu, que decorreu em Gijón (Espanha) de 26 de Julho a 4 de Agosto. Ao longo de semana e meia, a cultura, o território e os produtos sertaginenses foram amplamente divulgados e promovidos naquela cidade das Astúrias.
Sobre a primeira participação neste certame internacional, Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, mostra-se, em nota de imprensa, bastante satisfeito pela receptividade e acolhimento de todos quantos visitaram o stand institucional. “O saldo é muito positivo”, referiu o edil, sublinhando o interesse manifestado por muitos turistas em visitar e conhecer a região centro e o concelho da Sertã. De referir, que os Lagos do Zêzere cativaram o público, assim como a Rota da Estrada Nacional 2 e a gastronomia da Sertã.
Para além da vertente institucional e de promoção do território, o espaço possibilitava a degustação e aquisição de produtos endógenos sertaginenses como o Maranho da Sertã, bucho recheado, enchidos, queijos, vinhos e Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim. Os produtos não deixaram ninguém indiferente, tendo colhido rasgados elogios quanto ao sabor e qualidade dos mesmos.
A programação musical foi marcada por sonoridades sertaginenses, com o concerto “Tradição Contemporânea”, no Centro de Cultura Antiguo Instituto, com Miguel Calhaz, Marco Figueiredo, Idalina Gameiro, Patrícia Domingues, Lídia Carolina e Ricardo Barbosa. O leque de momentos musicais no espaço da feira contou também com “Capas, Copos e Guitarradas” e acordeões e concertinas da Escola de Acordeão da Sertã.
A participação no Arcu Atlánticu constituiu “um passo importantíssimo na internacionalização dos produtos sertaginenses” sublinhou Carlos Miranda, dizendo que a aceitação foi extremamente positiva. Carlos Antunes, coordenador da APROSER, referiu que a participação em Gijón surgiu na sequência da parceria estabelecida com o Município da Sertã “que tem sido profícua para todas as partes e, neste caso específico, alavancou a divulgação dos produtos e respectivos produtores no mercado internacional”. Esta iniciativa contou também com a parceria da Associação PROGESTUR.
No decorrer do certame, a agenda do autarca foi marcada por diversas visitas a locais como o Complexo Cultural de Siero e a Feira de Mostras das Astúrias (FIDMA), entre outros, tendo sido recebido pela presidente da Câmara Municipal de Gijón, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Siero e pelo director comercial da FIDMA. Nas diversas visitas o edil sertaginense foi acompanhado por Rui Antunes, vice-presidente da Câmara Municipal da Sertã, Helder Ferreira, presidente da PROGESTUR e Pablo Canal, presidente da Sidros y Comedies. Após esta primeira incursão no festival de Gijón, Carlos Miranda revelou que estão na calha semelhantes iniciativas com vista à promoção do território e dos produtos endógenos sertaginenses, que serão divulgadas oportunamente.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet