Beira Baixa explica “Dia Nacional da Democracia” a alunos do 12º ano

A vila da Sertã acolhe o “Dia Nacional da Democracia”, uma iniciativa dirigida a estudantes do 12.º ano de escolaridade dos concelhos da Beira Baixa, no próximo dia 29 de Outubro.

  • Educação
  • Publicado: 2024-10-24 07:27
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Promovida pela SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, a iniciativa conta com o apoio do Município da Sertã e do Agrupamento de Escolas da Sertã e decorrerá das 10:00 às 16:00 horas.

A sessão de abertura contará com intervenções de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Carlos Fernandes, Diretor do Agrupamento de Escolas da Sertã, e Ricardo Ambrósio, Presidente da SEDES Beira Baixa. Tendo por base a temática da Democracia, seguem-se várias iniciativas ao longo do dia como o quizz Dr. Why e a Aula da Democracia com Álvaro Beleza, Presidente da SEDES, e Nuno Carrapatoso, Coordenador da ACADEMIA SEDES.

Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, considera “muito relevante a realização deste tipo de iniciativas junto dos jovens, dado que incentiva à participação cívica, estimula o espírito crítico e o reconhecimento da importância da democracia e dos valores que lhe são inerentes”.

Sobre o Dia Nacional da Democracia, Ricardo Ambrósio, Presidente da SEDES Beira Baixa refere que “desejamos incentivar a uma cidadania ativa, tendo sempre presente os princípios e valores da liberdade e da democracia. Procuramos despertar o interesse dos alunos na valorização das suas personalidades e do seu futuro. Queremos que estudem, obtenham informação e ganhem confiança, a fim de alcançarem o melhor futuro nas suas carreiras.”

O Dia Nacional da Democracia tem como objetivo sensibilizar os jovens para as questões de cidadania e a importância da Democracia, incentivando o seu interesse e participação cívica, ao mesmo tempo que se promove a expressão de ideias e a pluralidade de opiniões.

Fundada em 1970, a SEDES é uma das associações cívicas mais antigas do país com um papel ativo na pedagogia da cidadania, tendo como denominadores o humanismo, o desenvolvimento sociocultural e a democracia.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB