A Universidade Sénior de Proença-a-Nova arrancou esta semana para novo Ano Letivo, o décimo segundo de atividade, contabilizando cerca de alunos 80 inscritos, distribuídos por um total de 15 disciplinas, lecionadas por 16 professores.
A inauguração do novo ano letivo decorreu a dia 25 de outubro, no Auditório Municipal de Proença-a-Nova.
Como tem sido habitual em anos anteriores, os alunos de pintura inauguraram a exposição "A diversidade do Reino Vegetal", resultado dos trabalhos realizados no ano letivo anterior, seguindo-se logo após a declamação de poemas, de diversos temas, que constam do novo livro dos alunos da disciplina de Escrita Criativa.
Silvia Mathys, professora da disciplina de pintura, juntamente com Cavalheiro Cardoso, afirma ter “muito orgulho na exposição apresentada”, frisando que os quadros foram todos pintados com “autonomia e dedicação”. Quanto ao acompanhamento dos alunos, Silvia ressalva: “infelizmente, neste ano, por motivos pessoais, não conseguimos dar o nosso melhor apoio aos alunos e ficamos ainda mais felizes de ver este belíssimo resultado.”.
A sessão contou com a presença de grande parte dos alunos da Universidade Sénior, que assistiram ainda às intervenções de João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, e Vítor Bairrada, reitor da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, antes de seguirem para o almoço-convívio entre todos. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, agradeceu a todos os alunos e docentes que compõem a comunidade da Universidade Sénior, reafirmando que “a nossa população da Universidade Sénior tem uma responsabilidade acrescida, por serem recetores, mas também transmissores de conhecimento para aqueles que os rodeiam”. No seu discurso inaugural, deu conta ainda da “maior longevidade da população”, que por essa via “abre novos desígnios e novos desafios às organizações do setor público, fazendo evoluir o comportamento, seja ao nível do cuidado do espaço público e mobilidade, mas também nas questões da saúde, educação, cultura e turismo”.
Vítor Bairrada, reitor da Universidade Sénior de Proença-a-Nova explica: “o percurso feito até aqui tem vindo a ser desenvolvido no sentido de servir a comunidade. As atividades e as disciplinas propostas pretendem promover o envelhecimento ativo e saudável, bem como a inserção e participação, num ambiente adequado e estimulante para todos os alunos/as”. O reitor sustenta o trabalho já feito, olhando para o futuro, considerando que “esta instituição continua, ao décimo segundo ano de atividade, a dispor de grande potencial de crescimento”.
Já na reta final, a turma de Teatro da Universidade Sénior de Proença-a-Nova reservou uma surpresa para o final da sessão de abertura do Ano Letivo 2024/2025, apresentando uma peça de teatro, animada e com muito boa disposição à mistura, que originou momentos de gargalhadas e descontração entre todos. No ano letivo 2024/2025 contam-se as disciplinas de Treino Funcional e Respiração; Fotojornalismo; Ciência no Dia-a-dia; Música; Química na Cozinha; Escrita Criativa; Teatro; Psicologia e Bem Estar; Literatura; Cultura Geral; Pintura; Ténis; Temas da História; Manualidade e ainda Património e Desenvolvimento Local, entre os polos de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet