O Partido Socialista do Fundão celebra o seu 50º aniversário, efeméride que coincide com os 50 anos da Revolução dos Cravos e também com o centenário do nascimento de Mário Soares.
Em nota de imprensa a Comissão Politica Socialista do Fundão, refere que este é um momento de celebração para militantes e simpatizantes, mas também para todos aqueles que se identificam com as causas e os valores humanistas de solidariedade e liberdade que fizeram do PS o grande motor do progresso social em Portugal.
O programa de comemorações desenhado pelo PS Fundão compreende uma série de ações. Segundo Paulo Silveira, militante do PS e coordenador da iniciativa: “Vamos ter uma exposição sobre os 50 anos do PS no Fundão que retrata os principais momentos e as figuras que marcaram este percurso em que o PS foi determinante para a instalação e consolidação do poder local democrático no concelho do Fundão. Depois teremos colóquios dedicados aos 50 anos do poder local e outro colóquio dedicado ao centenário de Mário Soares. Finalmente, uma homenagem a Sampaio Lopes e aos militantes mais antigos”.
A exposição sobre os 50 anos do PS Fundão será inaugurada dia 18 de novembro, data simbólica da fundação do PS concelhia, pelas 18:00h, e estará patente ao público na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade até ao próximo dia 7 de dezembro. Cartazes, livros, antigos folhetos e material de campanha bem como uma série de painéis com a cronologia e as figuras que marcaram a história do PS no Fundão compõem o conteúdo desta exposição.
Quanto aos colóquios, o primeiro - 18 de novembro, 18:30h- será dedicado aos 50 anos do poder local e terá como intervenientes os antigos presidentes e candidatos à Câmara do Fundão nas listas do PS. O colóquio dedicado ao centenário de Mário Soares e aos 50 anos do PS contará com a presença do seu filho, João Soares, no dia 27 de novembro, pelas 18:00h. Ambos os colóquios realizar-se-ão na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade no Fundão.
No dia 7 de dezembro, haverá uma romagem ao cemitério do Fundão para homenagem a militantes já falecidos, seguindo-se um almoço convívio para homenagear postumamente Sampaio Lopes, antigo presidente da Câmara Municipal do Fundão e Governador Civil do distrito de Castelo Branco e que foi uma figura central na história do PS Fundão. Nesse almoço convívio serão ainda entregues lembranças a fundadores e militantes mais antigos do PS Fundão.
Para Carlos Morgadinho, líder da concelhia do PS do Fundão, esta efeméride e o programa de comemorações “são uma demonstração de vitalidade do PS do Fundão e uma oportunidade para relembrar e homenagear figuras marcantes, bem como todos os militantes que ajudaram a construir a democracia local e uma sociedade mais justa e solidária no nosso concelho.
Celebramos o passado e a história e preparamos o caminho para o futuro em que o PS Fundão possa ser uma força de mudança e progresso social, cultural e económico”, conclui o texto enviado ao Diário Digital Castelo Branco.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet