Idanha-a-Nova: CCR recebe IX “Encontro Descampado” a pensar os públicos

De 29 de Novembro a 1 de Dezembro, a plataforma associativa “Descampado”, que congrega 20 estruturas de criação artística, reúne-se em Idanha-a-Nova, para discutir os caminhos sobre como se criam, a partir de um determinado território.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-11-20 13:19
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Os vínculos e as cumplicidades que conquistam e mobilizam os públicos para determinada programação. Na tarde do dia 30, está programada uma atividade aberta ao público em geral, mas especialmente dirigida aos agentes culturais, que vai levar ao Centro Cultural Raiano (CCR) uma conversa e um debate sobre o tema Pensar os Públicos.

Às 14:30 horas, apresenta-se a Brochura Descampado com a história das 20 estruturas associadas.

Logo a seguir, Mónica Guerreiro (autora do "Manual para um Recrutamento Inclusivo" (Performart, 2023) e diretora artística do Ponto C - Cultura e Criatividade, em Penafiel) conversa com Maria Vlachou (consultora em Gestão e Comunicação Cultural. e diretora executiva da  Acesso Cultura) sobre "Políticas de participação e mediação de públicos".

Mais tarde, pelas 16:15, debruçamo-nos sobre o tema “O sentido da Cultura, a necessidade das pessoas”, para mais uma conversa entre Claudino Ferreira (sociólogo, Professor Auxiliar da FEUC e Investigador do CES) e Rui Catarino (Presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II e docente da Escola Superior de Teatro e Cinema). 

Depois das primeiras intervenções pelos convidados, a conversa abre-se ao público presente, seguida de "Partilha de Projetos de mediação e participação de públicos" pelas estruturas Terceira Pessoa, Castelo Branco, e A Oficina, Guimarães.

A Descampado foi criada em 2021, por um conjunto de estruturas de criação e programação de artes performativas descentralizadas e sediadas em diversos pontos do país, com espaço de trabalho próprio e com grande capacidade de intervenção nos territórios onde atuam. A sua principal missão é mostrar e promover a produção artística fora dos grandes centros urbanos. Nesse sentido, além de facilitar a circulação de espetáculos entre associados, desenvolve uma política de partilha de recursos e de discussão e reflexão sobre práticas artísticas.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB