Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 11 de dezembro de 2024

Castelo Branco: Antigo Posto Fiscal dá lugar a unidade local de alojamento em Malpica do Tejo a partir de sábado

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Turismo Centro de Portugal vai inaugurar o Antigo Posto da Guarda Fiscal transformado numa unidade alojamento local, na próxima 6ªfeira, 13 de Dezembro, no âmbito da atividade do Fundo Revive Natureza.

A cerimónia inaugural deste novo investimento rural, situado na Rua Francisco Marques Diogo, decorrerá às 11:00 horas, e contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues e  representante das empresas “Turismo Centro de Portugal” e  FOMENTO - Fundos de Investimento Imobiliário, SGOIC, SA.

De referir que o Fundo Revive Natureza, que concessiona imóveis do Estado devolutos há décadas, na sua maioria localizados em espaços com valores patrimoniais naturais, que dispõem de um elevado potencial de atração turística, tendo em conta as suas funções de origem, histórias e especificidades geográficas.

A iniciativa visa a recuperação e valorização deste imóvel da tutela do Ministério da Administração Interna, de forma a dinaminizar a ruralidade turísitica que caracteriza a aldeia de Malpica do Tejo.

Situada no extremo Sul do Concelho de Castelo Branco, Malpica do Tejo é territorialmente a maior Freguesia do Município. Com uma área de cerca de 25 mil hectares, é delimitada pela Freguesia da sede do Concelho e por Escalos de Baixo, a Norte, e por Monforte da Beira a Sul. Grande parte do seu território está em contacto com o município de Idanha-a-Nova e com Espanha.

Por volta do século XVI, a Freguesia estaria nas mãos da Ordem de Cristo, que povoou o território e tentou, dessa forma, assegurar o desenvolvimento económico, que se baseava na agricultura, até porque a proximidade do Tejo influenciou sobremaneira a fertilidade das suas terras.

O milenar povoamento de Malpica do Tejo iniciou-se, pelo menos, com o período Neolítico. Da época Romana há diversos achados arqueológicos recolhidos em escavações realizadas em 1931, como inúmeras pedras de cantaria, um capitel que poderá ter pertencido a um edifício público de razoáveis dimensões e várias telhas.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!