A qualidade da Licenciatura em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI) foi reconhecida com acreditação máxima de seis anos, pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Este 1.º Ciclo afirma-se como uma referência, destacando-se pelas suas mais-valias, face a outras formações da mesma área.
Segundo Ana Sofia Alves, diretora do curso, "o plano curricular foi redesenhado para responder diretamente às necessidades da prática profissional, oferecendo uma formação robusta e alinhada com as exigências atuais do mercado de trabalho e da sociedade". Sustentabilidade e tecnologia aplicada ao desporto são temas em foco, alinhados aos objetivos estratégicos da UBI.
Entre as principais vantagens destaca-se a flexibilidade do plano de estudos, que inclui unidades curriculares opcionais, o que permite aos estudantes personalizar o percurso académico de acordo com os seus interesses e objetivos profissionais.
Com uma formação abrangente e prática, o curso capacita os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, oferecendo estágios curriculares em contexto escolar, treino e exercício e, ainda, no campo da saúde. Estas experiências são direcionadas e adaptadas à realidade profissional, preparando os estudantes para a exigência do mercado de trabalho. Estas condições “promovem a empregabilidade dos nossos estudantes, como atendem às necessidades da sociedade, formando profissionais capazes de intervir em distintos contextos", salienta Ana Sofia Alves.
Além disso, o curso oferece acreditação da componente de formação geral para treinador de Grau I em todas as modalidades desportivas, bem como formação específica para várias modalidades.
A diretora do curso sublinha ainda a importância das infraestruturas de apoio – como piscinas municipais, complexos desportivos e a Estância de Ski da Serra da Estrela –, enquanto vantagens para a experiência formativa diversificada que os alunos beneficiam na UBI.
Este é um dos primeiros cursos da UBI acreditado no âmbito do novo regime de simplificação (“via verde”), aplicado aos procedimentos de avaliação dos ciclos de estudos em funcionamento. O processo baseia-se na confiança e na informação dos relatórios de autoavaliação das instituições de Ensino Superior que cumpram certos requisitos.
A UBI pode usufruir desta modalidade, uma vez que recebeu da A3ES acreditação institucional máxima de seis anos, sem qualquer condição, em 2024.
Na altura, a Agência avaliou de forma amplamente positiva o funcionamento da UBI no seu todo e a estratégia para o curto, médio e longo prazos, em termos de acreditação dos ciclos de estudos e caracterização geral da Universidade, gestão da qualidade, estratégia e governação, educação, investigação e transferência de conhecimento, internacionalização e cooperação e Recursos.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet