A Coopérnico, Cooperativa de energias renováveis, está a percorrer o país com um ciclo de 10 Oficinas participativas para incentivar e apoiar os cidadãos a produzirem a sua própria eletricidade, serem parte ativa na transição energética e colherem os benefícios.
Castelo Branco é a segunda paragem deste ciclo de oficinas com o apoio da Associação EcoGerminar. A sessão, gratuita e aberta à população em geral, a associações, empresas e autarquias locais, vai decorrer no auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no próximo dia 13 de Fevereiro, às 18:00 horas. O objetivo é colocar em contacto cidadãos que habitem no mesmo bairro ou área geográfica próxima e fornecer-lhes informação e apoio para estabelecerem Comunidades de Energia Renovável ou unidades de produção para autoconsumo coletivo onde vivem. Segundo a EcoGerminar é uma oportunidade gratuita de formação e discussão para que cada cidadão se torne um elemento ativo na transição energética e colha os benefícios, dos quais se destacam o Poupar na conta de eletricidade: Produzir energia localmente com a ajuda do sol e do vento e reduzir o custo da sua fatura de consumo de eletricidade; de cuidar do ambiente através da redução da poluição e uso dos recursos naturais de forma eficiente; de reforçar laços comunitários ao participar num projeto que aproxima os vizinhos e favorece o sentimento de comunidade
A Coopérnico pretende apoiar cidadãos, associações e autarquias locais a criarem Comunidades de Energia Renovável, através de uma série de atividades em curso até novembro de 2025.
Uma das atividades centrais do projeto é a realização de um Ciclo de Oficinas pelo país, em 10 locais das sete NUTS de Portugal continental: Norte, Centro, Oeste e Vale do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve, em que conta com o apoio da ANIMAR, Rede de promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Local.
O objetivo é informar e apoiar cidadãos, associações e autarquias locais e outras partes interessadas para a criação de Comunidades de Energia Renovável (CER) e autoconsumos coletivos, e promover o seu desenvolvimento em Portugal. A participação na oficina é gratuita e aberta a todos os interessados.
A Coopérnico- Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável C.R.L é membro da REScoop.eu, a Federação europeia de cooperativas de energias renováveis, e é a primeira, e ainda a única, cooperativa de energias renováveis em Portugal. Fundada em 2013, tem trabalhado em prol de um modelo energético justo, democrático, com o envolvimento dos cidadãos e assente em energias renováveis. Além de produzir eletricidade renovável, num modelo descentralizado, a Coopérnico comercializa eletricidade no mercado liberalizado, e presta serviços na área da energia, aos seus membros e a entidades terceiras, nomeadamente autarquias locais. Atualmente, com cerca de 6300 membros, a Coopérnico é uma voz ativa e reconhecida no setor.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet