O PSD de Castelo Branco exige transparência na atribuição de subsídios municipais, desta vez no que toca ao apoio financeiro concedido pela Câmara Municipal às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSs).
“Este não é um problema novo na esfera governativa camarária do Partido Socialista. No passado, o PS recusou essa exigência, insistindo numa gestão opaca e discricionária dos fundos públicos, levando o Tribunal de Contas a confirmar a necessidade de um regulamento para Atribuição de Subsídios às Associações”, afirmam os sociais democrata albicastrenses..
Contudo, o PSD reitera, em nota de imprensa, que a história repete-se. “Agora, o problema ressurge em relação às IPSS, que continuam a receber apoios da Câmara Municipal sem qualquer critério definido e de forma totalmente arbitrária. O Tribunal de Contas volta a alertar para a necessidade de um regulamento específico para disciplinar estas subvenções, mas, mais uma vez, o
Partido Socialista ignora esta recomendação e insiste num modelo de gestão pouco transparente e suscetível de favorecer interesses políticos e partidários.
As IPSSs desempenham um papel fundamental no apoio social e na promoção do bem-estar da população, sendo essenciais na luta contra a pobreza e a exclusão social. No entanto, o executivo socialista continua a gerir milhões de euros em apoios sem regras definidas, sem garantir a equidade no acesso a esses fundos e sem assegurar um planeamento estratégico. Esta situação não é aceitável e não pode continuar.
Aproxima-se um ano de eleições autárquicas e o Partido Socialista parece querer aproveitar este vazio de critérios para instrumentalizar os recursos públicos a favor dos seus próprios interesses eleitorais. A falta de um regulamento permite ao PS prometer subsídios às IPSS de forma arbitrária, numa tentativa clara de condicionar decisões e influenciar votos. Esta estratégia de utilização do dinheiro público para fins partidários é ética e politicamente inaceitável e merece a firme oposição do Partido Social Democrata.
Porque entendemos que as IPSSs merecem respeito, justiça e previsibilidade, o PSD exige que a Câmara Municipal avance de imediato com a criação de um Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios às IPSS, garantindo critérios claros e objetivos na atribuição dos apoios financeiros e não financeiros; transparência e imparcialidade nos processos de decisão; justiça e equidade na distribuição dos fundos públicos; e monitorização e avaliação da aplicação dos apoios concedidos.
O PSD de Castelo Branco não aceitará que o Partido Socialista continue a gerir o dinheiro dos contribuintes de forma opaca e leviana. A atribuição de apoios públicos deve ser feita com regras bem definidas, de forma justa e transparente, e não ao sabor das conveniências políticas de quem está no poder”, conclui o texto do PSD enviado à comunicação social.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet