Júlio Machado Vaz e Manuel Sobrinho Simões na Sertã a 7 de Março

No dia 7 de Março, sexta-feira, três “Grandes Contemporâneos” juntam-se no Cineteatro Tasso da Sertã, às 21 horas: Júlio Machado Vaz e Manuel Sobrinho Simões serão os protagonistas de uma conversa com moderação de Luís Caetano. 

  • Cultura
  • Publicado: 2025-02-20 14:31
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Para Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, “é um privilégio receber na Sertã tão prestigiados convidados. É uma oportunidade imperdível para ver e ouvir grandes pensadores contemporâneos numa conversa que promete ser muito interessante”. 

Organizado pela Câmara Municipal da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, este evento é de entrada livre. Trata-se de uma tertúlia entre amigos que, ao sabor da conversa, pode ganhar contornos inesperados. 

Médico psiquiatra, sexólogo e autor conceituado na literatura portuguesa, Júlio Machado Vaz é natural do Porto, onde nasceu em 1949. Doutorado em Psicologia Médica, foi professor de Antropologia Médica no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, e docente no Mestrado de Sexologia, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Comunicador nato, já fez televisão (foi responsável pelo programa “Sexualidades” na RTP1 entre 1992 e 1994), foi cronista do jornal Público e na rádio, foi durante mais de sete anos protagonista do programa “O Sexo dos Anjos” (Rádio Nova). Atualmente, ainda mantém o programa “O Amor é”, apresentado em conjunto com a jornalista Inês Menezes, na Antena 1. 

Manuel Sobrinho Simões, por sua vez, nasceu no Porto, em 1947. Considerado “o patologista mais influente do mundo”, é licenciado em Medicina, doutorado em Patologia e possui pós-doutoramento no Instituto do Cancro da Noruega, em Oslo. Especialista em patologia ultraestrutural, oncobiologia (causas e diagnóstico do cancro), patologia da tiroide e patologia do estômago, dirige o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) desde a sua criação, em 1989. Foi Professor Catedrático de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina do Porto e Chefe de Serviço no Hospital de São João. Ao longo da sua carreira, foi distinguido com inúmeros prémios científicos e de distinção pelo seu percurso académico e profissional. É Professor Emérito da Universidade do Porto.

A moderar o debate entre estes dois “grandes contemporâneos”, surge o também “grande contemporâneo” Luís Caetano. Nascido na Figueira da Foz, é formado em Ciências da Comunicação. Realizador, apresentador e radialista da Antena 2, é atualmente autor de alguns programas de divulgação literária como “A Ronda da Noite”, “Última Edição”, “A Vida Breve” ou “A Força das Coisas”, vencedores de vários prémios conceituados. Na televisão, foi editor e apresentador do Magazine Cultural “Diário Câmara Clara”, narrador de séries como “Grandes Livros” ou “A República”, e ainda autor do documentário “Encompassing The Globe”. 

A série “Grandes Contemporâneos” pretende trazer grandes nomes da sociedade portuguesa, para debater e conversar de uma forma descontraída, temas da atualidade e da especialidade de cada um dos convidados. 

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB