APPACDM de Castelo Branco em destaque na natação e no ténis de mesa

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos de Cidadãos com Deficiência Mental (APPACDM) de Castelo Branco participou em duas provas do calendário do Special Olympics Portugal (SOP) nas modalidades de Natação e Ténis de Mesa.

  • Desporto
  • Publicado: 2025-02-28 13:56
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Na modalidade de natação a instituição albicastrense participou na I Etapa do Circuito Nacional de natação, que decorreu na cidade de Leiria. A comitiva da APPACDM de Castelo Branco foi composta por Anabela Antunes, Isabel Nunes, João Gil, Raquel Mendes, Rafaela Louro e pelo Técnico Pedro Pires.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, a nível classificativo, a atleta Rafaela Louro venceu as provas de 100m e 50m livres e 25m mariposa no nível 1. Por sua vez, Raquel Mendes ficou em 1º lugar nos 200m livres, 2º lugar nos 100m livres e 3º lugar nos 50 m livres (nível 1). A nadadora Anabela Antunes conquistou o 1º lugar na prova de 25m costas (nível 2) e 3º nos 25m livres (nível 3), enquanto Isabel Nunes ficou enquadrada no nível um e conquistou o 4º lugar nas provas de 25m livres e costas. No sector masculino, o atleta João Gil ficou em 6 lugar nos 25m livres.

A estafeta da APPACDM de Castelo Branco, composta por João Gil, Isabel Nunes, Raquel Mendes e Rafaela Louro ficou em 6º lugar na classificação (nível 1).

Por sua vez no ténis de mesa, a equipa da APPACDM CB deslocou-se até à capital Portuguesa para disputar o Torneio de Ténis de Mesa SOP Cidade de Lisboa. A equipa era composta pelos mesa-tenistas Jorge Mendes, João Gomes, Guilherme Morão, João Carlos, Noel Gonçalves, José Manuel, Beatriz Rodrigues e Pedro Alves. Em termos classificativos, Jorge Mendes (nível 1) e Noel Gonçalves (Nível 2-27-37) conquistaram o lugar mais alto do pódio. Em lugar de prata ficou o atleta João Gomes (nível 1), e de bronze Guilherme Morão (nível 1), José Manuel (nível 3- 38-62) e Beatriz Rodrigues (nível 3- 14-16). Ainda de destacar, os atletas João Carlos (nível 1) e Pedro Alves (nível 4- 38-62) que se classificaram em 4º lugar.

Em termos organizativos, ambas as competições desenrolaram-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo as habilidades e idade dos atletas. Esta forma de agrupar os atletas denomina-se de divisioning, sendo o processo mais adequado para tornar a competição mais justa para todos os atletas.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB