Idanha-a-Nova: Oeiras Eco Rally Portugal-25 apresentado nas Termas de Monfortinho

A prova rainha do automobilismo das novas energias vai ter o seu término no concelho de Oeiras. A Edição 2025 do Oeiras Eco Rally Portugal extravasa o seu território natural e vai até à fronteira, sendo a primeira prova do Campeonato Portugal de Novas Energias que vai atravessar Portugal de uma ponta à outra.

  • Desporto
  • Publicado: 2025-03-08 22:52
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Numa iniciativa inédita, em jeito de homenagem aos concorrentes espanhóis que habitualmente participam na prova, a oitava edição do Oeiras Eco Rally Portugal vai arrancar, no dia 28 de março, às 16h30, na fronteira Espanha/Portugal, nas Termas de Monfortinho, cruzando até Oeiras, estradas até aqui desconhecidas deste campeonato.

De 28 a 30 de março, esta etapa “transportugal”, que é a primeira do Campeonato Portugal de Novas Energias, vai passar pelos concelhos de Idanha-a-Nova, Vila Velha de Rodão e Mação, até chegar a Oeiras, seguindo o natural curso do rio Tejo até ao Atlântico.

Como acontece desde a primeira prova, o Município de Oeiras continuará a dar o nome a esta prova internacional, entendendo esta mudança como uma forma de se promover e de reforçar a sua notoriedade como Concelho português de referência no contexto nacional e internacional, fora da sua área territorial. Na apresentação da prova, o vice-presidente do Município de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, fez questão de sublinhar o apoio a esta prova e aproveitou para elogiar a passagem da corrida pela marginal, “uma das estradas mais bonitas do mundo”, e um dos bilhetes postais do concelho.

 

Valorização do território concelhio

O autarca defende que “estes grandes eventos”, tal como o festival NOS Alive, são oportunidades “únicas” para valorizar a imagem do território no contexto internacional. “Na altura da realização do festival de música, a capacidade hoteleira de Algés até Cascais esgota” e é esse tipo de grandes eventos que alavancam (ainda mais) o nome de Oeiras além-fronteiras.

Francisco Rocha Gonçalves congratulou-se com o facto de o nome de Oeiras estar associado a este evento internacional de automobilismo: “Desde a primeira hora que o Município de Oeiras abraçou esta corrida”, até porque, para além do reforço da notoriedade da “marca” Oeiras no contexto nacional e internacional, vai ao encontro das políticas de sustentabilidade promovidas pela autarquia. “A mobilidade sustentável tem uma forte presença no nosso quotidiano. Oeiras é um concelho preocupado com a mobilidade sustentável”, referiu, lembrando que Oeiras “é hoje o 5º concelho europeu” com mais postos de carregamento para veículos elétricos. “Quando iniciámos este mandato, o concelho tinha zero postos de carregamento. Hoje, somos um dos concelhos europeus que mais postos tem”, o que reflete a preocupação da Câmara em oferecer soluções de mobilidade mais sustentáveis, diz o vice-presidente da CMO.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB