“A internacionalização das empresas do Interior de Portugal representa um desafio estratégico e uma oportunidade de crescimento num mercado global cada vez mais competitivo”, anuncia a InovCluster. É com esta convicção que especialistas sugerem que a principal aposta deve recair sobre o setor agroalimentar, uma vez que, “Portugal tem demonstrado um elevado potencial, com produtos diferenciadores e de qualidade reconhecida, como o azeite, o vinho, os queijos e os frutos secos”, entre outros produtos produzidos pelas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) regionais.
Segundo a InovCluster, a consolidação dessas exportações requere “investimento na capacitação das PME, acesso a novos mercados e estratégias inovadoras de comercialização”. Um trabalho realizado de forma “contínua e com proximidade” pela Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro , sediada em Castelo Branco, onde diversas empresas têm conquistado mercados internacionais e resultados importantes.
“A InovCluster tem uma abordagem proativa na promoção das empresas portuguesas do setor em mercados internacionais. A nossa estratégia inclui a participação em feiras e eventos internacionais de referência, onde apresentamos os produtos agroalimentares a potenciais compradores e parceiros comerciais de diversos países. Além disso, organizamos missões empresariais e encontros B2B, que facilitam a criação de redes de contactos e abrem portas para novos mercados”, explica em nota de imprensa, Christelle Domingos, diretora executiva da InovCluster, que sublinhando que, “através de projetos de cooperação internacional, também promovemos a transferência de conhecimento, ajudando as empresas a adaptarem-se às exigências e preferências de consumidores”, lê-se no documento enviado ao Diário Digital.
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